A pérola é o único tipo de pedra preciosa que tem origem biológica, surgem quando uma ostra detecta um corpo invasor e tenta proteger seu tecido, muito interessante tudo isso, ela nasce por causa de uma grande proteção e torna-se uma pedra preciosa.
Essas ostras são moluscos marinhos que passam o dia filtrando a água em busca de alimento. Como são animais primitivos, não possuem um sistema imunológico muito parecido com o dos mamíferos.

Esses animais estão se tornando cada vez mais raros, podem acabar infectados por outros parasitas que ficam presos dentro de suas conchas. Grãos de areia e outros detritos podem acabar nos tecidos interiores das ostras, ameaçando assim a sua existência, na qual é o início do surgimento de uma “pérola”.
Quando a ostra detecta um corpo estranho dentro de si, ela inicia seu processo de defesa. O molusco irá começar a cobrir o invasor com diversas camadas de uma substância que ficará dura e cristalina, a madrepérola.

Essas camadas ficam então concêntricas, formando uma pequena bolota dentro da concha da ostra. Essa bolinha é uma pérola pronta, pode levar em média de 3 a 5 anos esse processo.
Apenas uma pérola natural é encontrada entre 10.000 ostras. Essas gemas naturais são bem redondinhas e perfeitas, sendo que elas têm várias irregularidades, e isso as torna mais valiosas.
As pérolas já eram apreciadas na antiguidade, pois a pérola é a pedra preciosa que mais cedo foi utilizada como jóia, eram as jóias mais caras do mundo e raríssimas.
Alguns tipos de pérolas
– Arroz e Freshwater
– Tahiti
– Akoya
– Barrocas
– South sea
Escritora
