Rondônia Consolida Posição como Líder na Produção de Leite na Região Norte
Rondônia registrou aumento na produção leiteira em 2023, solidificando sua posição como o maior produtor de leite da Região Norte e décimo do Brasil, de acordo com o Anuário Leite 2023 da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O Estado se manteve o 10° maior produtor de leite do Brasil.
A produção leiteira é a principal atividade econômica em mais de 25,9 mil propriedades rurais em todo o estado, gerando centenas de empregos diretos e indiretos. A região de Machadinho d’Oeste concentra a maior parte da produção, com 1,6 mil propriedades, seguida por Porto Velho e Jaru.
O governador, Marcos Rocha, destacou a importância do setor, que passou por significativas transformações nas últimas duas décadas. “A adoção de novas tecnologias intensificou os sistemas produtivos, elevando a produtividade do rebanho”, afirmou.
Em 2023, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) realizou inspeções em 25,4 milhões de litros de leite em Rondônia. De acordo com o Presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, os trabalhos abrangem uma ampla gama de derivados.
“Dentre os derivados; 3,2 mil toneladas de queijo mussarela, 1,8 mil toneladas de creme de soro industrial, 480 toneladas de iogurte integral, 47 toneladas de manteiga, 19 toneladas de queijo coalho, 10 toneladas de requeijão, 1,7 tonelada de queijo frescal, 844 quilos de manteiga de garrafa e 174 quilos de doce de lePrincipais Setoresite”, explicou.
Texto: Ryan Jatahy
Fotos: Reprodução