Relatório ‘Cicarne’ aponta gestão pecuária e desafios futuros

Recentemente o CiCarne publicou o relatório “O Futuro da Cadeia Produtiva da Carne Bovina Brasileira: Uma Visão Para 2040” que visa subsidiar a definição de agendas estratégicas para formulação de políticas públicas e privadas, bem como a agenda programática de pesquisa com base nos resultados do monitoramento do ambiente externo, a partir de sinais e tendências que impactarão nesta cadeia produtiva.

O boletim CiCarne desta semana traz um resumo da análise deste documento no tema “Gestão do Sistema de Produção Pecuário”. Fazendas se tornando empresas por oportunidade e necessidade A gestão da maioria dos pecuaristas ainda se limita a anotações em papel ou nenhum tipo de controle. Com o aumento de custos e a pressão por produtos de maior qualidade, o pecuarista precisará de controle financeiro melhor do que tem hoje.

Com isso, é provável que até 2040 a maioria dos pecuaristas faça a gestão de suas propriedades como uma empresa. Embora a cultura extrativista de parte dos pecuaristas possa atrasar esta mudança, as condições do mercado do boi e a disponibilidade de tecnologias favorecem as melhorias na gestão.

Pecuarista mais jovem traz mais tecnologia da informação à produção bovina

Pesquisas apontam para a redução na idade média de pecuaristas no Brasil, com perfil diferente dos atuais gestores do sistema. Apesar de certo desinteresse dos filhos de proprietários em dar continuidade aos negócios de família, há investidores em busca de melhorias no perfil gerencial, profissionalizando mais o setor.

O aumento no nível de escolaridade faz com que sucessores e novos investidores incorporem novos conhecimentos técnicos pecuários e agrícolas e sejam mais receptivos a tecnologias de pecuária de precisão.

O investimento em pesquisa para o aumento no uso de tecnologia da informação no campo está a todo vapor, por exemplo, IoT (Internet of Things), aplicativos de gestão, telecomunicação entre implementos e até maquinários autônomos. A integração da informação é parte da pecuária de precisão que pode reduzir perdas e melhor direcionar investimentos.

Em 2040, existe alta probabilidade de que os aplicativos de gestão e controle da propriedade rural estejam difundidos na pecuária de corte. Orientação leva tecnologia ao campo Estima-se que 20% das propriedades rurais recebem orientação técnica de diferentes meios, sejam eles privados ou públicos. Tecnologias para a agropecuária podem simplificar o processo de criação animal e depender menos de mão de obra.

*Relatório Cicarne Fotos: Reprodução 

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *