As Reservas de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro e Puranga Conquista – Unidades de Conservação Estaduais situadas na Região Metropolitana de Manaus – iniciaram as atividades de monitoramento comunitário de quelônios. A expectativa é que mais de 1,2 mil ovos sejam coletados para desova em março de 2022.
Nesta etapa, comunitários e técnicos da Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) percorrem áreas de praias, campinas e barrancos para procurar covas, onde as fêmeas depositam seus ovos durante a descida dos rios.
Quando localizados, os ovos são coletados e transferidos para uma estrutura conhecida como berçário, que reproduz o habitat natural dos animais. Os ovos ficam no local por um período aproximado de 45 dias, até sua eclosão.
Após o nascimento, os filhotes são realocados em tanques, onde permanecem por mais 60 dias, até atingirem um tamanho ideal para serem soltos na natureza em segurança. O secretário da Sema, Eduardo Taveira, explica a importância da atividade
“Esse é um trabalho participativo extremamente relevante, em que todas as comunidades se mobilizam pela manutenção das espécies de tartaruga, tracajá e iaçá. O monitoramento e a soltura são fundamentais para impedir a prática do comércio ilegal, ao mesmo tempo em que garantem o aumento das populações desses animais por todo o Rio Negro”, destacou.
*Divulgação e Fotos: Sema