O rapper amazonense Victor Xamã, destaque no cenário do hip hop nacional com rimas que exaltam a cultura do Norte, foi responsável pelo show de encerramento da Feira do Empreendedor Sebrae “Conectando a Amazônia ao Futuro – Negócios Sustentáveis & Inovação”, neste sábado (21), no Sesi Clube do Trabalhador.
Victor Xamã, que também se apresentou no Rock in Rio 2024, revelou que, apesar de sua vasta experiência, a magnitude da Feira de Empreendedores o deixou feliz, mas também um pouco nervoso.
“Fiquei feliz demais. Confesso que não é muito o tipo de ambiente em que costumo me apresentar. A princípio, fiquei nervoso, porque era algo novo, com um público novo, mas acho que consegui transmitir o recado que eu queria”, afirmou Victor Xamã após sua apresentação no Palco Master, onde exibiu sua identidade artística para os visitantes da feira.
O artista apresentou diversas músicas em parceria com Gabi Farias.
Durante o show, Victor Xamã destacou ao público a conexão entre arte e negócios, explicando que, com os parceiros certos e a capacitação adequada, é possível alcançar sucesso e impactar positivamente as pessoas ao redor.
“Seja com arte ou negócios, quando as coisas dão certo, você acaba perdendo o controle de uma certa forma, atingindo pessoas que nunca imaginou. Fico muito feliz por viver da minha música, do meu sonho de infância. Tenho muitos amigos aqui hoje, inclusive minha mãe, que me acompanhou nessa jornada. O Jander, que está ali no meio da plateia, gravou meus primeiros sons. Estou muito feliz por estar de volta a Manaus, comer um peixinho frito, tomar um açaí, fazer esse show e viver do que amo, cercado pelos meus amigos”, disse emocionado.
Vale mencionar que Victor Xamã é filho de Helena Garcia, coordenadora executiva da Feira do Empreendedorismo do Sebrae Amazonas – “Conectando a Amazônia ao Futuro – Negócios Sustentáveis & Inovação”.
Após o show, Xamã conversou com a equipe do Portal e da Revista Agro Floresta Brasil Amazônia, destacando que seus amigos, que fazem parte do mesmo movimento artístico e cultural, hoje estão muito bem preparados.
“Sabemos que, para a gente, é muito mais difícil conquistar espaço. Sempre nos colocam em um lugar mais caricato, o que é complicado de entender, mas, com muito trabalho e dedicação, as coisas vão acontecendo”, comentou.
O cantor amazonense reconheceu o apoio recebido ao longo da carreira. “Fui muito apoiado pelo pessoal da minha região, da minha cidade, pelos meus amigos e familiares. Mas essa projeção que conseguimos fora daqui acabou nos dando mais respeito e visibilidade aqui em Manaus.”
Xamã mencionou que ainda sonha muito e tem muito a realizar. “Eu sou técnico de som e produtor musical. Trabalho com áudio e vídeo desde o início da minha carreira. Isso me ajudou a trazer um requinte a mais ao meu trabalho. Consegui fazer as coisas da forma que queria, o que facilitou muito para mim.”
O artista revelou que se apaixonou pelo rap e hip hop à primeira vista. “A música entrou na minha vida por causa de um problema de fala. Eu era muito tímido, tinha dificuldade para me comunicar. Para conseguir me expressar, comecei a organizar minhas ideias em forma de música. Isso me deu autoestima para falar o que eu pensava. O rap tem esse papel essencial, ele te dá voz e autoestima. Foi assim que ele entrou na minha vida.”
O Show
A mistura de gêneros musicais deu uma identidade artística única à apresentação de Victor Xamã e Gabi Farias. A dinâmica entre os dois animou o público, que cantou em coro com o rapper.
“O show foi incrível e inesquecível. Victor Xamã tem uma presença de palco marcante. Não há experiência melhor”, destacou Luís Fernando Souza, um dos congressistas presentes.
Texto: Conceição Melquíades
Foto: Emelin López
Edição: Beatriz Costa