Rancho do Walmir inaugura primeira unidade em Manaus

Famoso pelo churrasco de costelão assado ao fogo de chão, o Rancho do Walmir inaugurou neste sábado (12/10), data em que se comemora o Dia das Crianças e a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, a primeira unidade de restaurante em Manaus.

Walmir Moraes é conhecido em Manaus por sua participação em feiras como a Expoagro e os mais diversos eventos onde serve o churrasco de costela, maminha e também fraldão, linguiças, pernil, costelinha de porco, acompanhados com arroz, feijão-tropeiro, macaxeira cozida à moda Walmir, saladas, vinagrete e farofa.

Agora, os manauaras podem contar com o restaurante Rancho do Walmir em local fixo, isso porque ele abriu um espaço elegante que reúne o rústico ao contemporâneo, com a dose certa de um ambiente moderno, bem no Centro Histórico de Manaus, na rua Governador Vitório, n° 259, atrás do Colégio Dom Bosco. O restaurante vai servir almoço e jantar todos os dias, de domingo a domingo, sendo que nas quinta-feiras, sextas, sábado e domingos o restaurante terá som ao vivo.

Já no primeiro dia, amigos e clientes do Rancho do Walmir puderam curtir, além do delicioso churrasco preparado por assadores treinados pelo próprio Walmir, um repertório de ótimo gosto. Foram músicas sertanejas, pagode, vanerão tocadas por artistas locais de renomes no ritmo como Welliton & Zé Nero, Felipe Cordeiro, Paulo César, Júlia Cordovil e Gustavo Negão, em um ambiente moderno e aconchegante, que reúne o rústico a tradição do rancho, que claro, contou com o toque feminino de sua esposa Milena, que escolheu todos os objetos de decoração e composição do espaço.

Conforme Walmir, a escolha pelo local se deu devido à representação histórica da região, e sua ótima localização. Walmir destacou as qualidades do entorno, que lhe deixou convencido na escolha da região.

“Eu me vi em um local e ambiente maravilhoso e rústico, que tem nossa cara, cara do sertanejo e churrasco. E vamos receber muitos turistas”.

O churrasco que chama atenção de quem passa pela rua tem um preparo extravagante, sendo preparado no fogo feito no chão, com bastante carvão, as peças de carne são assadas por pelo menos cinco horas, após terem sido temperadas com o sal grosso no dia anterior, para logo nas primeiras horas da manhã por volta das 7h, serem colocadas na grade e distribuídas a uma distância de cerca de 10cm de distância do chão e seguem assim até serem servidas aos convidados ao ponto de derreter na boca, de tão macia.

O churrasqueiro Paulo Queiroz, que já trabalha e acompanha Walmir em eventos, inclusive, esteve na 46ª Expoagro, explicou que “a carne não pode ser preparada de qualquer maneira. Para ele, o essencial para assar carnes vermelhas é o sal grosso, porque a carne já é saborosa e basta o sal para dar consistência e realce no sabor.

O Rancho do Walmir conta com uma equipe composta por nove pessoas, na cozinha. Essa equipe é responsávelpelo preparo dos churrascos.

O empresário e irmão de Walmir, Acélio Moraes, contou que foi ele quem iniciou o churrasco ao fogo de chão em Manaus. “Eu disse para o Walmir, vamos fazer churrasco para servir aqui em Manaus, como a gente faz no Sul. Eu trouxe ele – Walmir – para Manaus. Coloquei ele na área de churrascaria, ele inseriu o show artístico e desde então é só sucesso”, contou

Acélio ressaltou que a costela – especialidade da casa – é feita assim na vista de todas as pessoas que chegam. “O show já é de cara, uma vez que o costelão te dá esse privilégio. Você ver a costela aí assando e quado vai comer já sabe o que será servido. Parabéns ao Walmir com a nova casa. Já é um sucesso.”

E ainda destacou. “Eu só vim mesmo participar, provar um bom churrasco, uma boa música e rever os amigos, que tenho muitos amigos aqui, me encontrei, hoje foi muito gratificante encontrar os amigos aqui, está ótimo, muito bom, no fundo do coração. A comida é maravilhosa com o atendimento todo especial do nosso amigo Walmir que faz a melhor costela de Manaus”.

Texto: Ryan Jatahy e Sandrine Moraes
Edição: Conceição Melquíades
Fotos: Emelin López e Conceição Melquíades

Post Author: Conceição Melquíades

Jornalista e ativista social, fascinada pela Amazônia e o povo que nela habita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *