Quiabo, o legume que divide o paladar das pessoas, tem quem adore comer e os que nem querem experimentar
Márcia Ximenes Nunes
O quiabo é um alimento comum na culinária libanesa e em pratos tradicionais nas regiões da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. É o tipo de legume que divide o paladar das pessoas, alguns adoram o quiabo de qualquer jeito que façam e outros que mesmo sem provarem detestam ele.
Um alimento muito nutritivo, cheio de vitaminas e com benefícios para a nossa saúde.
Quando comemos o quiabo inteiro, é a maneira mais fácil de livrar-se da “baba” que tem dentro dele, mas se cortamos o quiabo da maneira certa, conseguimos tirar a “baba”. O nome científico da “baba’ é mucilagem, um líquido protéico liberado quando o legume é cortado.
Podemos preparar o quiabo inteiro assado no forno, grelhado na frigideira ou frito, primeiro lave o legume e seque com um papel toalha antes de fazer suas deliciosas receitas. Quando preparar ele no forno, podemos adicioná-lo em saladas e em forma de chips crocantes.
A planta também enfeita o nosso jardim, pode ser cultivada como planta ornamental. Suas flores são parecidas com as do hibisco e são comestíveis, podendo dar um toque especial em saladas.
Seu sabor é suave, levemente adocicado e combina com ingredientes picantes. Grande fonte de fibras, vitaminas A, C e B6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio.
O município Canindé de São Francisco, no estado do Espírito Santo, é o maior produtor de quiabo do Brasil e o estado da Bahia é o maior consumidor do legume.