Durante a pandemia as pessoas precisavam achar o que fazer dentro de casa, pois decretaram o “fica em casa “, então elas precisaram se reinventar, achar mais tarefas para passar o dia. O número de pessoas que passaram a comprar e cuidar das plantas aumentou depois disso. Trabalhar com elas seja regando, plantando ou tirando as folhas secas a nossa energia muda e a da casa também. É sempre bom ganharmos uma plantinha ou mesmo comprá-las, além de colorir e dar vida no lar, muitas delas são plantas medicinais e maioria das pessoas não sabem disso.
Hoje nossa conversa foi com a Valere Cardoso Alves, licenciada em ciências biológicas, trabalha como secretária e sócia de uma imobiliária , onde vai três vezes na semana e os outros dias o seu tempo é como florista, também trabalha com embalagens criativas e recicláveis, na qual o nosso meio ambiente agradece muito.
Como funciona o seu trabalho com as embalagens criativas e recicláveis?
…”Quando comecei queria fazer algo diferente para ajudar o meio ambiente, então resolvi reciclar, as primeiras plantas que vendi eram cactos e suculentas em cápsulas de café, plantei em rolhas e decorava, pintava os potes de manteiga e de sorvete como vasos, e comecei a fazer mini jardins, procurei na internet como fazer vasos de argamassa, na qual fiz por um tempo.”..
…”Vi no mercado suculentas com rótulos de papel, comprei uma para pegar as medidas certas e comecei a fazer meus próprios personalizados com qualquer tema ou frase.
Nesse meio tempo vi na internet imãs para enfeitar geladeiras, feitos de rolhas e comecei a produzir, coloco olhinhos, braços, pernas e óculos, e até hoje são o meu carro chefe nas vendas. Também faço cachepot de caixa de papelão, tiro a parte de cima do papelão deixando ondulado que é o lado de fora dos cachepot, redondos, de coração ou quadrados.”…
Quais tipos de plantas você vende?
…”Vendo cactos, suculentas, temperos, flores comestíveis e folhagens, as plantas que mais tem saída são as suculentas.”…
Você cultiva em casa ou compra as mudas?
“…Compro para matriz e venda, 85% das plantas que comercializo são cultivo próprio. Cactos e suculentas 95% eu cultivo, às vezes, pedem as plantas que eu não tenho e daí tenho que comprar. As flores geralmente são por sementes, porque vendo as comestíveis, até pouco tempo entregava toda a sexta em um shushi da cidade.
As folhagens eu compro e revendo, temperos e chás geralmente eu compro pequenos e cultivo para revender. Todas as plantas quando chegam à minha casa, são trocados os substratos, pois eu mesma faço com alimentos orgânicos, como casca de ovos, borra de café, casca de arroz parboilizado.”…
O que você sente quando está lidando com as plantas?
…”Sinto muita energia vindas delas, sou muito ansiosa, além de ser ariana, onde tudo tem que ser pra ontem, as plantas me acalmam, tranqüilizam, e sinto que tudo tem seu tempo e não adianta atropelar.”…
Quem são os seus clientes e onde você vende?
…”Meus clientes são 80% mulheres e 20% homens, a maioria veio das postagens na internet. Comecei meu negócio em novembro de 2018 e logo veio à pandemia, foi pela internet que eu sobrevivi e participava de algumas feiras do Alegrete, na qual sou coordenadora da Feira Alternativa Comunitária e exponho na Feira do Turismo Rural.”…
O que você pensa sobre o meio ambiente na nossa cidade?
…”É um assunto difícil, eu ainda acho que o mais preocupante atualmente é o lixo, porque envolve todos os cidadãos que não entendem que não existe em jogar fora alguma coisa, pois tudo fica dentro do nosso planeta, Alegrete não tem mais onde colocar o lixo urbano.
Acontece o descarte de podas, móveis, plásticos, vidros e outros lixos nas estradas e pátios baldios. Tem a questão dos rios que estão cheio de lixos, e isso vai da educação do povo, que começa naquele papelzinho de bala que é jogado no chão. Infelizmente, tem o abate das árvores sem o replantio, porque a prefeitura não tem funcionários suficientes para esse trabalho.”…
Quais os tipos de temperos e ervas medicinais que você vende?
…”Temos as ervas medicinais como: cidreira, cidró, hortelã, camomila, funcho, poejo, artemísia, catinga de mulata, guaco, arruda, guiné e quebra-pedra
E os temperos como a salsa, cheiro verde, manjericão, manjerona, pimenta, tomilho, alecrim e orégano”…
Redes sociais:
Facebook – Vegetalizar
Instagram – @vegetalizar
Aproveite e comece a cultivar uma planta na sua casa, além de deixar seu lar mais bonito vai transportar energia positiva durante todo o dia. E recicle o seu lixo, assim estará ajudando na coleta correta dele, e claro que a educação vem de casa, ensine seu filho a não jogar papel no chão, começa tudo por ai, desde que somos pequenos