Projeto Pecuária Sustentável no Sul do Amazonas promove I Dia de Campo em Humaitá

No próximo dia 7 de abril, a equipe do Projeto Pecuária Sustentável no Sul do Amazonas promove, em Humaitá, o evento I Dia de Campo.

 

A atividade é destinada a apresentar o resultado das visitas realizadas entre janeiro e fevereiro de 2022 a quatro propriedades rurais de Humaitá com até 300 bovinos.

 

As práticas de campo envolveram atividades como aplicação de questionários sobre as raças bovinas utilizadas, índices zootécnicos, solo, pastagem, manejo e coleta de solo para análise.

O Projeto

O I Dia de Campo integra o Projeto “Pecuária Sustentável no Sul do Amazonas – Mapeamento da Pecuária em quatro municípios da mesorregião do Sul do Amazonas”, que tem o objetivo de realizar o diagnóstico da pecuária em 20 propriedades rurais do Sul do Estado, além de mapear a fertilidade do solo nas referidas propriedades.

 

Coordenado pela professora Roseane Oliveira, o projeto de pesquisa é fruto de uma parceria entre a FCA/Ufam (Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas), IEAA/Ufam (Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente), unidade acadêmica da Ufam no município de Humaitá, UNESP/Jaboticabal (Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade do Estado de São Paulo), Sepror) (Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas) e Governo do Estado do Amazonas.

Pecuária sustentável

Segundo a coordenadora do projeto, a pesquisa desenvolvida está em sintonia com as projeções para a pecuária brasileira, que demonstram que o setor deve apresentar um significativo crescimento nos próximos anos.

 

“O Brasil é muito forte no agronegócio e a expectativa é de que a produção de carne bovina no país continue a crescer na próxima década. O Sul do Amazonas tem areas de campo com uma pecuária forte e se apresenta como a mesorregião mais expressiva no estado na pecuária, sendo Boca do Acre e Apuí os municípios com maior rebanho. Durante as visitas, constatamos, por exemplo, que o Frigorífico Amazonas, instalado em Humaitá, tem capacidade de absorver as demandas dos nossos produtores agropecuários. Portanto, a partir das informações levantadas e cientes de que o Estado do Amazonas tem uma responsabilidade muito grande de produzir e, ao mesmo tempo, preservar, nós, pesquisadores, orientamos na adoção de pilares de uma pecuária sustentável na região, a partir das técnicas e dos protocolos apropriados para o rebanho bovino do Sul do Amazonas, a fim de fortalecer o setor e alavancar a produção animal do Estado de forma sustentável”, afirmou a professora Roseane Oliveira.

 

O próximo município a receber atividade do projeto Pecuária Sustentável no Sul do Amazonas é Apuí, a 1.095,8 km de distância, por estrada, de Manaus.

*Equipe Ascom Ufam

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *