Projeto do novo Bumbódromo promete dobrar capacidade de público, rooftop e camarotes

De acordo com o cronograma apresentado, a primeira etapa será a seleção da empresa responsável pelo projeto executivo, com previsão de resultado para maio.

MANAUS (AM) – Durante o lançamento oficial do 58º Festival de Parintins, realizado nessa sexta-feira, 12/4, na Ilha Tupinambarana, foram revelados os primeiros detalhes sobre o projeto do novo Bumbódromo, que passará por uma reestruturação completa. A proposta prevê não apenas melhorias pontuais, mas a construção de uma nova estrutura, com capacidade para até 26 mil pessoas.

 

De acordo com o cronograma apresentado, a primeira etapa será a seleção da empresa responsável pelo projeto executivo, com previsão de resultado para maio. A partir de setembro, devem ocorrer audiências públicas para ouvir a população, os bois Caprichoso e Garantido, e demais setores envolvidos no evento. A expectativa é que o projeto esteja concluído no segundo semestre de 2026, dando início à fase de obras.

 

Entre as principais mudanças previstas estão: aumento das arquibancadas das galeras, criação de tribunas para camarotes, área de hospitalidade, rooftop, painéis de LED, nova iluminação cênica e uma fan fest ao redor da arena. Também será ampliado o acesso de alegorias ao palco e reestruturado o espaço destinado ao público pagante.

“Não estamos falando apenas de uma reforma ou ampliação, mas sim de uma nova estrutura. A ideia é que a obra aconteça sem interromper a programação dos bois e das atividades em Parintins”, explicou o governador Wilson Lima.

 

A obra, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), também prevê a geração de cerca de 32 mil empregos diretos e indiretos. Segundo os técnicos responsáveis, mais de mil pessoas devem atuar diretamente na construção.

 

Enquanto isso, para a edição de 2025, o atual Bumbódromo passará por manutenções preventivas. Estão previstos serviços de melhoria na acessibilidade, recuperação de banheiros, pisos e estruturas elétricas e hidráulicas. O investimento nesta etapa é de R$ 4,5 milhões.

 

Além do anúncio das obras, o evento também marcou a entrega simbólica de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os trabalhadores dos galpões dos bois e o lançamento dos copos temáticos do festival, que terão 600 mil unidades distribuídas gratuitamente ao público.

 

A expectativa é que o festival movimente mais de R$ 184 milhões na economia local e atraia cerca de 120 mil turistas em 2025, fortalecendo a cadeia cultural e turística do Amazonas.

Fonte: Rios de Notícias

 

Post Author: Ryan Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *