Programas Promove e Preme: Uma Iniciativa em Prol do Emprego e da Sustentabilidade

Entre os mais de 580 expositores do Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, situado no km 2 da rodovia BR-174, os fabricantes de móveis como mesas de escritórios, cadeira, bancos e outros materiais produzidos a partir de manejo sustentável de madeira, especialmente em pequenas propriedades, têm espaço na Expoagro 2024.

Segundo o chefe se Departamento de Negócios Florestais, Jardel Luzeiro, moveleiros credenciados no programa Promove, que “não só apoia a indústria moveleira, mas também fomenta o manejo sustentável de madeira”, especialmente em pequenas propriedades, objetivando a geração de empregos em dois setores: na produção de madeira legalizada e na fabricação de móveis.

“Os moveleiros são incentivados a adquirir madeira de manejos sustentáveis, fechando um ciclo econômico que beneficia o meio ambiente e fortalece a cadeia produtiva”, destaca Luzeiro.

Além da linha tradicional de mobiliário, o programa se adapta às necessidades específicas das escolas localizadas em unidades de conservação, segundo informou o chefe de Departamento. “O Promove Floresta desenvolve móveis que suportam as condições úmidas e exigentes da floresta, garantindo maior durabilidade e adequação ao ambiente. Essa abordagem não só reduz o impacto ambiental, mas também promove o uso responsável dos recursos naturais”, pontua.

Jardel Luzeiro afirma que os moveleiros participantes devem estar licenciados e precisam cumprir a legislação ambiental e fiscal. Com isso, eles têm acesso a duas linhas de produção: móveis para as escolas urbanas e para as de unidades de conservação. Por meio da participação nas feiras promovidas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), os moveleiros também têm a chance de expor seus produtos e assim expandir suas redes de comercialização.

Em suma, os programas Promove e Preme se destacam como iniciativas inovadoras que unem desenvolvimento econômico, geração de empregos e práticas sustentáveis, beneficiando tanto as comunidades locais quanto o meio ambiente. Através dessas ações, o governo busca fortalecer a economia regional e promover uma sociedade mais justa e sustentável.

“Os programas Preme e Promove, executados em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), visam gerar oportunidades de emprego e renda em diferentes setores, promovendo também a sustentabilidade. O Promove se destaca pela sua atuação na regionalização do mobiliário escolar, facilitando a aquisição de móveis por instituições do Governo, como Seduc, Sedecti, Ipaam e a Secretaria de Segurança Pública”.

O funcionamento do programa é simples: qualquer instituição pública pode adquirir imóveis mediante a uma parceria com a Diretoria de Suprimentos (ADS). Esta coordena a compra e repassa os itens às instituições, estimulando a economia local. Durante a Feira de Exposição Agropecuária, os moveleiros credenciados apresentaram uma linha de móveis rústicos, feitos com madeiras tropicais legalizadas e licenciadas, garantindo a legalidade e a proteção ambiental.

O marceneiro José Sepulveda é um desses profissionais que atua com os incentivos dos programas Preme e Promove. Ele, que é natural da Colômbia, mora há 13 anos no Brasil e conseguiu se estabilizar na criação e manipulação de peças de madeira.

Sepulveda contou que montou empresa em Manacapuru, região metropolitana de Manaus, há cerca de 8 anos. Mas há 4 conheceu o projeto e desde então fabrica mesas de escritório, cadeiras e bancos, além de outros produtos exclusivos.

 

Texto e fotos: Conceição Melquiades

Post Author: Beatriz Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *