A Procuradora-Geral de Justiça do Estado, Leda Albuquerque, realizou nesta quinta-feira um encontro especial com as 11 mulheres eleitas para o cargo de prefeitas nos municípios do interior do estado, que assumirão suas funções a partir de 1º de janeiro. A reunião, realizada em formato de mesa redonda, abriu espaço para debates sobre a representação feminina na política.
A Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais do MPAM, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza, e a Secretária-Geral, Wandete de Oliveira Netto, também participaram do evento. “Estamos aqui recepcionando as prefeitas eleitas para administrar seus respectivos municípios no Amazonas. Trabalhamos com uma visão do Ministério Público que valoriza a interlocução entre o Executivo e o Ministério Público. Nós, como advogados da sociedade, entendemos que toda política pública deve ser construída por meio do diálogo, inclusive com outras instituições que possam atuar de forma colaborativa”, explicou Anabel Pereira.
O evento, realizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, teve como objetivo principal fortalecer a representatividade feminina na política, promovendo a troca de experiências e o alinhamento de pautas de interesse comum. “Eu vejo que as mulheres podem ocupar e desempenhar um papel muito importante, por toda a sensibilidade que têm como mães, profissionais e esposas. Apesar da discriminação que ainda enfrentam, as mulheres estão crescendo. No Amazonas, passamos de cinco prefeitas eleitas para onze neste novo mandato”, destacou a professora Socorro Nogueira, prefeita eleita de Rio Preto da Eva.
Principais Tópicos Discutidos
- Ampliação da Participação Feminina: A importância de aumentar a representatividade feminina nos espaços de poder.
- Projetos Sociais: Apresentação de iniciativas como Escola em Paz, Juntos Pela Vida, Não Seja Mula e Recomeçar.
- Gestão Pública Responsável: Relevância da transparência e regularidade na prestação de contas.
- Participação Feminina nos Processos Eleitorais: Compromisso do MPAM com a Lei 14.192/2021.
A iniciativa reforça a importância de estabelecer diálogos institucionais que contribuam para a construção de políticas públicas mais efetivas e sensíveis às demandas da população. Entre os temas abordados, destacou-se a questão da violência contra mulheres e grupos vulneráveis. Além disso, o evento evidenciou o papel da Procuradoria-Geral de Justiça como promotora da governança democrática e equitativa no estado.
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/AM), José Merchad Chaar, também prestigiou o evento e destacou: “Hoje o dia é das mulheres”.
O encontro reforça a necessidade de ampliação do espaço feminino na política, consolidando o compromisso institucional com a equidade de gênero e a participação democrática.
Texto: Ryan Jatahy
Fotos: Emelin López
Edição: Beatriz Costa