Procissão do Círio de Nazaré arrasta multidão pelas ruas de Belém (PA)

Foto: Anderson Barbosa- AFP
 

A Grande Procissão do Círio de Nazaré 2023 percorreu 3,7 quilômetros neste domingo (8), e levou mais de 2 milhões de fiéis às ruas de Belém, segundo o governo do Pará, mesmo sob calor de mais de 35ºC. A romaria saiu da Catedral da Sé e foi até a Basílica de Nazaré.

A procissão começou por volta das 7h e encerrou por volta das 12h, com a chegada da imagem ao Centro Arquitetônico de Nazaré. . A programação oficial do Círio segue ao longo de outubro e se estende até novembro.

A demonstração de fé é a maior romaria católica do mundo, e foi transmitida pelo g1 Pará na íntegra. Internautas de cerca de 20 países acompanharam a transmissão, entre eles: Estados Unidos, Japão, Áustria, França, Indonésia, Espanha, Alemanha, Paraguai, Chile, Rússia, Bolívia, Portugal, Colômbia, Países Baixos, Suíça, Irlanda e Canadá.

Círio de Nazaré 2023 — Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

Círio de Nazaré 2023 — Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

Entre os promesseiros, famílias que conquistaram a casa própria; outras que agradecem a cura de parentes que sobreviveram à pandemia da Covid-19; crianças vestidas de anjo em agradecimento à saúde recuperada; religiosos de matriz-africana que também são devotos de Nossa Senhora; fiéis que atravessam o trajeto do Círio de joelhos.

Círio 2023: Berlinda cercada de fiéis — Foto: Alex Ribeiro/ Agência Pará

Círio 2023: Berlinda cercada de fiéis — Foto: Alex Ribeiro/ Agência Pará

Além de inúmeros atos de devoção à padroeira da Amazônia, a procissão de 2023 foi marcada pelo calor acima do normal que foi um desafio para os promesseiros que acompanharam a romaria na corda.

O médico Flávio Freire, de 46 anos, que participa pela 12° vez como voluntário da Cruz Vermelha no Círio, destaca que as altas temperaturas foram sentidas pela equipe neste ano, por isso houve uma preparação a mais para atender aos devotos de Nazaré.

“Tivemos uma demanda maior do que o habitual em termos de desidratação. Tanto que nós pedimos suporte de água para hoje. Isso foi bem visível e notório em relação a estatística do ano passado”, detalhou o médico.

Círio de Nazaré 2023: Romeiro é atendido por equipes da Cruz Vermelha — Foto: Juliana Bessa/g1 Pará

Círio de Nazaré 2023: Romeiro é atendido por equipes da Cruz Vermelha — Foto: Juliana Bessa/g1 Pará

O coordenador da Defesa Civil, Denilson Bahia, destaca que uma das ocorrências mais frequentes foram os desmaios, visto a má preparação dos devotos de Nazaré.

“O que leva principalmente a esses desmaios e a má alimentação das pessoas e o calor excessivo”, descreveu o coordenador.

*G1 e Folha de São Paulo

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *