A 43ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) teve início na manhã desta quinta-feira (09), no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus. A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades do Estado e com um show da banda regional Kboclos.
Abertura
A cerimônia de abertura da Expoagro contou com o fechamento de acordos e entrega de benefícios para os produtores rurais do estado.
O presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais da Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Ascop), Sebastião da Silva, recebeu em mãos um cheque de mais de 498 mil reais para serem investidos na produção da Comunidade.
“A secretaria de produção é o pulmão de todas as outras secretarias, porque é a que leva alimento para a mesa da população. A gente acredita que com a Expoagro, com todo esse movimento que a gente tá fazendo de querer melhorias, pode melhorar muito a vida do nosso produtor rural” destacou o produtor.
A solenidade prosseguiu com a entrega da portaria de Adesão da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi).
Ao aderirem ao Sisbi, todos os estabelecimentos do estado poderão comercializar produtos e subprodutos de origem animal por todo o país, o que até então era limitado apenas ao Estado do Amazonas.
O presidente da Adaf, Alexandre Henrique, falou a respeito dos benefícios da portaria: “É com muita alegria que recebemos nesta data o reconhecimento de equivalência do Ministério da Agricultura para o serviço de inspeção estadual da Adaf, que como já foi dito, vai possibilitar que os produtores locais, pequenos, médios, grandes […] que processam seus produtos, sejam colocados nas prateleiras de supermercados de todo o Brasil, além das nossas.”
Em discurso, o titular da Secretaria de Estado de Produção Rural, Petrucio Magalhães falou sobre a importância da Expoagro para o setor: “Em 2019 […] o Governador Wilson Lima determinou que a gente resgatasse essa importante vitrine do setor primário, é um local onde o produtor tem acesso ao crédito rural, à tecnologias, ao conhecimento […] era muito importante resgatar a Expoagro”
A previsão é que a feira movimente cerca de 100 milhões de reais no decorrer dos 4 dias de evento.
Estandes
O evento conta com diversos estandes de exposição onde produtores e empresários locais vendem alimentos, maquinários e itens da agroindústria amazonense.
O Microempreendedor Individual Fábio Silva é um dos comerciantes que aproveitou o evento para expor seus produtos. Com um estande da sua empresa no espaço Sebrae da Expoagro 2021, ele inova ao apresentar produtos artesanais da gastronomia local, como as granolas regionais, as geléias feitas com frutas amazonenses e o azeite de pimenta murupi que está presente em restaurantes de Barbados, São Paulo e Paraíba.
“O Amigos da Floresta: Turismo e Gastronomia tem mais de 30 anos de experiência e nós desenvolvemos soluções artesanais feitas para cada cliente e para cada demanda” explicou Fábio.
Degustação de abacaxis
O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) adquiriu 80 mil abacaxis para serem degustados pelo público que visitar a Exposição entre os dias 9 e 12 de dezembro.
A iniciativa teve como objetivo beneficiar os produtores rurais do Município de Novo Remanso, em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), que enfrentavam dificuldades na comercialização deste produto.
Programação
A 43ª Expoagro vai até o dia 12 de dezembro, com entrada franca. Quem tiver interesse em prestigiar a exposição, basta ter em mãos um documento oficial com foto e o cartão de vacina com as duas doses do imunizante contra a Covid-19, o uso de máscara é obrigatório durante todo o evento.
O evento funcionará em formato híbrido (presencial e digital) e você pode conferir toda a programação aqui.
Fonte: Sepror e ADS;