Os presidentes do boi Garantido, Antônio Andrade, e do boi Caprichoso, Jender Lobato, estiveram com a ministra da Cultura, Margareth Menezes para falar sobre investimentos ao Festival de Parintins. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (26).
De acordo com os presidentes das delegações para a realização do Festival são necessários em torno de R$ 10 milhões para cada boi. O evento está previsto para acontecer entre os dias 30 de junho e 2 de julho.
Mesmo o Ministério da Cultura não tendo divulgado os valores dos investimentos, Jender Lobato afirmou que está otimista com a realização do evento e que o governo federal tem demonstrado interesse nas festividades e riquezas culturais da região.
“A ministra e toda equipe dela nos receberam muito bem. Conhecem o Festival muito bem e já estão nos auxiliando. Tenho certeza que conseguiremos corresponder às expectativas do público”, disse Lobato.
O presidente do Garantido afirmou que a festa dos bumbás está sendo cada vez mais reconhecida pelos brasileiros. No entanto, são necessários recursos para que o evento seja bem sucedido.
“Viemos aqui pedir apoio. É uma festa bonita, mas é cara. A gente quer fazer a cada ano que passa uma festa melhor, mas são necessários investimentos”, disse.
No início do mês, o governador Wilson Lima (União) esteve com autoridades da Agência Naconal da Aviação Civil (Anac). Na ocasião, o governador discutiu a segurança da aviação no estado, em especial na cidade de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) durante o festival. O aeroporto do município possui operações do tipo aviação comercial doméstica, regular e não regular, e aviação geral doméstica.
Para Wilson Lima, é necessário aumentar a oferta de voos no período do festival, quando a população no município praticamente dobra, com boa parte dos turistas se deslocando por via aérea.