Preservar a água é o pensar no futuro

A preservação dela deve ser um  assunto tratado com maior importância por todos.

Todos nós sabemos que a água é o bem mais precioso que temos no planeta Terra e sem ela não há vida. A preservação dela deveria ser um  assunto tratado com maior importância, mas o ser humano não se dá conta da necessidade de preservar essa fonte de vida, ao invés disso, há um descaso, apropriação indevida dos recursos hídricos e o desperdício agravante chama bastante atenção para essa situação. 

Em alguns lugares do Brasil e do mundo já há relatos de estrema escassez de água. E o que se espera é que essa situação piore a cada dia mais por vários fatores, e o principal deles é o crescimento acelerado da população. 

Sabemos que a maior parte da superfície da Terra está coberta por água, quando avistamos o planeta do espaço percebemos que há grande quantidade de ‘azul’- água. Mas o que não sabemos é que 97% dessa água é salgada, o que a torna imprópria para consumo, outros 2% formam as geleiras que são inacessíveis e somente 1% é de água doce, essa água utilizável está nos rios, nos lagos, nas águas da chuva e na água subterrânea. 

Mas, mais uma vez a ação do homem chama atenção para a garantia de vida na Terra no futuro, uma vez que rios e lagos, principalmente das grandes cidades, sofrem com a  poluição ambiental, muito em conta do crescimento da população mundial, ocasionando o surgimento de mais fábricas, mais desperdício e mais irrigação das lavouras. De acordo com o Banco Mundial, cerca de 80 países enfrentam hoje problemas de abastecimento. A situação mais crítica está na Ásia, onde 60% da população vive com apenas 32% da água doce disponível. 

Outra ação prejudicial que o homem tem colocado em risco as futuras gerações é o desmatamento da floresta, principalmente nas margens dos rios, o que proporciona proteção do solo, e que com a ausência das árvores a água da chuva corre de forma mais rápida chegando até os rios e causando enchentes e problemas no solo do fundo do rio. Sem falar das construções que são feitas de forma indevida nas margens do rios e represas que poluem os reservatórios, trazendo assim diversos danos à saúde da população. 

O ser humano não percebe que jogando lixo nas ruas afeta diretamente o uso da água das cidades, uma vez que ao chover todo esse lixo escorre para rios e lagos, causando poluição na água e deixando assim ela imprópria para consumo. 

Dia Mundial da Água

Em uma tentativa de chamar atenção das pessoas para preservação de algo vital para todos os seres vivos foi criado o ‘Dia Mundial da Água’ no dia 22 de março de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em todos os anos nessa data acontece reunião em vários lugares do mundo, a fim de criar soluções para que seja evitado o desperdício, além de conscientizar as pessoas para a causa e levá-las a um momento de reflexão. 

Embora saibamos que há possibilidades de purificação das águas contaminadas devemos lembrar que esse não é apenas um problema técnico, mas econômico e social, pois não existe recursos suficientes para a implantação desse sistema, então isso requer um envolvimento de todos, independente de classe social, intelectual ou cultural as ações dos homens devem estar de acordo com o meio ambiente, garantindo assim os cuidados necessários e a preservação para assim manter o funcionamento do sistema ecológico que nos mantêm vivos. 

Ao fazer a utilização da água temos que nos lembrar sempre que ela é algo imprescindível para todos nós e que em vários lugares a falta dela já é uma realidade. Devemos está sempre alerta e economizar o máximo possível, seja ao escovar os dentes ou lavando o carro, evitando assim desperdício e mantendo as próximas gerações vivas. 

Post Author: Victória Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *