Em sua sétima edição, o Prêmio Melhores ONGs — realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e pelo Instituto Doar, com o patrocínio da Ambev VOA e apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil — divulgou nesta sexta-feira (27) os nomes dos vencedores de 2023. Na lista, estão 100 organizações que foram reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.
“Quando criamos o Melhores, nosso objetivo era incentivar a cultura de doação no Brasil. Com o passar dos anos, virou algo maior que isso. Hoje, já temos a certeza de que estar na lista das melhores pode mudar a história de uma organização”, afirma Cássia Christe, diretora do IOMQQ.
Entre as escolhidas pela premiação neste ano estão diversas ONGs que trabalham com temática socioambiental, como por exemplo a Associação Ambientalista Copaíba — que atua em 19 municípios da região leste do Estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais com projetos e programas de restauração ecológica, produção de mudas nativas, iniciativas de educação ambiental e participação em políticas públicas —, Grupo Dispersores — que busca preservar e restaurar áreas degradadas na região da Serra da Mantiqueira (Mata Atlântica) —, Instituto Igarapé — think and do tank independente que desenvolve pesquisas, soluções e parcerias para impactar políticas e práticas públicas e corporativas para a superação dos principais desafios globais — e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM), que atua junto a produtores rurais, comunidades tradicionais, ribeirinhas e indígenas no bioma amazônico.
Os destaques nas categorias especiais serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, que acontece em São Paulo, no dia 7 de dezembro, no teatro Sérgio Cardoso. O evento será híbrido, com transmissão pelo Youtube do Canal Futura. Além das 100 melhores, serão premiadas as melhores ONGs por estado, causa, as dez melhores de pequeno porte, a melhor entre elas e a Melhor ONG do ano. “É um evento consolidado, mas a cada ano gostamos de trazer surpresas. Este ano, na cerimônia ao vivo, vamos trazer uma grande novidade”, antecipa Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar.
O Prêmio
Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo para a melhoria na gestão das participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação.
“O Melhores ONGs reconhece as organizações empenhadas em fazer o bem de todas as formas, para todos os públicos, em todas as causas. Quando você ouve a palavra ‘ONG’, já entende que tem ali um grupo de pessoas que criou alguma associação sem fins lucrativos para o bem comum. Isso é a beleza da sociedade trabalhando para resolver os problemas”, completa Alexandre Mansur, diretor de projetos do IOMQQ.
*Um só planeta