Pragas do campo: A Mata Cavalo

A intoxicação por plantas é uma das maiores causas de morte em rebanhos bovinos no Brasil. As grandes quantidades de terra e diversidade vegetal auxiliam para manter os animais em certo risco, hoje iremos falar sobre uma espécie de Solanum, conhecida no Rio Grande do Sul como Mata Cavalo.

É um grande infestante de pastagens e consiste em uma planta repleta de espinhos, até mesmo nas folhas, sendo um ótimo reservatório de vírus para outras plantas. As sementes do fruto são altamente tóxicas e não podem ser ingeridas por humanos e animais, principalmente os equinos.

Nos humanos, a substância tem um efeito tóxico grande que causa diarreias, vômitos e problemas gastrointestinais. Dependendo do grau de intoxicação, a solanina presente na planta pode ocasionar na perda de consciência, ansiedade, dificuldade de articular palavras, rigidez generalizada, espasmos nos dedos e, até levar a uma parada respiratória.

Nos animais, a ingestão da planta causa emagrecimento progressivo e alguns distúrbios nervosos, como hipermetria, falta de coordenação, quedas e tremores musculares no movimento, podendo levar a morte.

A melhor forma de se combater estas ervas daninhas é utilizando os herbicidas, que devem ser aplicados nas fases pré e pós-emergência, a vantagem de usar este método é a economia da mão de obra e a rapidez do controle.

Post Author: Laura Dorneles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *