O ômega 3 tem propriedades anti-inflamatórias, que é muito usado no tratamento de doenças inflamatórias intestinal ou artrite reumatóide, pois reduz a produção de substâncias inflamatórias como os eicosanoides e as citocinas. Sua ação anti-inflamatória ajuda a prevenir os danos celulares que podem levar ao aparecimento de câncer.
Também possui propriedades anticoagulantes reduzindo a formação de coágulos sanguíneos por impedir que as plaquetas do sangue venham a se agrupar, por isso esta gordura pode ajudar nas complicações graves, como a trombose venosa profunda ou embolia pulmonar.
A principal fonte de ômega 3 “cadeia longa” são os peixes de água do mar como a sardinha, atum, salmão e bacalhau, também está presente nas sementes de chia, linhaça, castanhas, nozes e azeite de oliva. Os de “cadeia curta”, são encontrados em óleos extraídos de soja, girassol, milho e alguns vegetais verdes como: brócolis, rúcula, couve, espinafre e alface.
O ÓLEO DE LINHAÇA é o alimento mais rico em ômega 3, sendo muito importante para o nosso organismo. A semente de linhaça é a melhor fonte de ômega 3, embora de cadeia curta, ainda é melhor que o salmão.