Manaus — Em uma reunião com representantes do povo Kokama dos municípios de Codajás e Coari, o senador Plínio Valério reafirmou seu compromisso em apoiar as demandas das comunidades indígenas, focando na melhoria das condições de vida e de trabalho nas aldeias do Amazonas. O encontro foi considerado produtivo, com Valério reforçando seu empenho em buscar soluções para promover avanços significativos para o povo Kokama e demais etnias da região.
A reunião, realizada no gabinete do senador, foi transmitida ao vivo para as comunidades indígenas, permitindo que os moradores de Codajás e Coari acompanhassem a conversa em tempo real.
“Recebo com alegria a visita do cacique Gilson Rocha e da Tatiana, ambos Kokama, ele de Coari e ela de Codajás, representantes da Associação Indígena Kokama e Watsu. As reivindicações deles são grandes, e, embora eu não possa cumprir todas, assumi o compromisso de enviar emendas, como fizemos recentemente com as associações de São Gabriel da Cachoeira, para a compra de sete lanchas com motor de 40. Esse é um compromisso que cumpriremos, mas deixo claro que há um processo que geralmente leva cerca de um ano, então, não acontece da noite para o dia”, esclareceu Plínio Valério.
Durante o encontro, o cacique Gilson Rocha expressou sua gratidão pelo apoio contínuo do senador às comunidades indígenas. “Estamos muito agradecidos. O senador sempre nos deu a mão e abriu as portas para nós. Pode contar com nossa ajuda, senador”, declarou o cacique.
A reunião fortalece o diálogo entre as lideranças indígenas e o senador, que continua a trabalhar pela implementação de políticas que beneficiem as comunidades locais, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e suas necessidades atendidas.