Sabemos que cuidar de plantas tem um grande poder terápico, além da atividade nos proporcionar o contato com a natureza no conforto da nossa casa e nos fazer bem, também embeleza o ambiente em volta.
Durante a pandemia do novo coronavírus, as pessoas passaram a ter mais tempo em casa devido ao isolamento social, muita gente começou a criar e cuidar plantas como uma forma de distração e entretenimento.
A agente comunitária de saúde, Ângela Telma, encontrou cactos e nas floríferas uma forma de refúgio. ’’Eu sempre gostei de plantas, mas com a morte recente do meu filho e o isolamento, isso se tornou uma terapia’’, afirma.
A prática de mexer nas plantas, na terra, o regar, o cuidar, montar arranjos e observar o ciclo da vida através do seu desenvolvimento, nos oportuniza uma sensação de bem-estar, relaxamento. Trazer plantas para dentro de casa faz muito bem a saúde mental, assim como a saúde física, pois, há o aumento o nível de oxigênio e na umidade do ar.
A psicóloga Jéssica Maia, também é adepta da criação de plantas e diz se sentir muito bem com a prática. ’’Eu sempre tiro mudinhas e vou plantando novas, e ver essas plantas se desenvolvendo, sabendo que foi você que plantou, é muito satisfatório’’, completa.
A psicóloga alerta para os benefícios da plantoterapia, que pode ser um grande aliado no combate à ansiedade e depressão, pois, a atividade nos faz sentir-se aliviado e despreocupados. ’’Psicologicamente falando, a prática proporciona prazer, em geral, faz bem a todos que criam. No momento que você está plantando, você não está se estressando e nem ansioso, trazendo assim paz e alegria. Ocupando nossa mente com coisas boas’’, destaca.
Por serem mais fáceis de criar, muitas pessoas escolhem os cactos para iniciar a plantação no lar. Ângela Telma escolheu os cactos por essa facilidade, dona de 7 espécies diferentes, ela explica os cuidados básicos usados com o cuidado dos cactos, ’’Eles só podem receber água uma vez na semana, não pode regar diretamente em cima da planta, somente na terra em volta, e eles precisam de sol todos os dias’’, ressalta.
Texto: Beatriz Costa
Fotos: Pixabay