O acampamento farroupilha, o desfile de cavalarianos e os festejos farroupilhas são os maiores eventos da nossa cultura gaúcha
Neste ano de 2020, foi bem atípico, com essa pandemia os gaúchos não vão poder fazer seus acampamentos, rodeios, desfiles, bailes, festejos farroupilhas.
Seria uma aglomeração intensa, os organizadores já cancelaram tudo. Pela primeira vez, que eu me recorde, que não teremos a nossa semana farroupilha, uma das justificativas é que muitos tradicionalistas pertencem ao grupo de risco para contaminação do COVID-19 e as aglomerações seriam impossível mesmo.
Piquete Ícaro Ferreira da Costa
CTG Farroupilha
Patroa – Maria Quirina Machado Ferreira
Posteiro – Salustiano Ferreira da Costa Santos
Lema – “Honra, Lealdade e Tradição “
Fundação – 03.09.1978
Em entrevista com a patroa do piquete, ela nos conta um pouco da história dele e como vão passar sem festejos e desfile na Semana Farroupilha, cancelados por conta da pandemia.
Ícaro Ferreira da Costa era um pecuarista, membro de uma família tradicional na fronteira gaúcha, nascido em 02.03.1915, em Alegrete – RS, faleceu em 02.10.1977. Foi o primeiro piquete tradicionalista de Alegrete filiado ao CTG Farroupilha.
Maria Quirina acha importante o cancelamento dos festejos, tendo em vista a situação delicada do momento, o envolvimento é muito grande, arrasta muitas pessoas.
Não vão fazer programações por vídeo, pois entendem que a própria data do dia 20 de setembro, silenciosamente identificará a presença de todos nós gaúchos e gaúchas do nosso amado Rio Grande.
Edição: Dulce Maria Rodriguez
Fotos: Reprodução