Petrobras lidera ranking das maiores empresas

A Petrobras fecha 2021 na liderança do ranking das maiores empresas brasileiras de capital aberto em receita, aliás, a receita líquida foi de R$ 452 milhões e setecentos milhões com salto de sessenta e seis por cento na comparação com o ano anterior.

 

Na vice liderança ficou a JBS com trezentos e cinquenta milhões e setecentos milhões de reais, vai registrar um lucro líquido entre as companhias listadas na B três e somando duzentos e noventa e três milhões nove vinte.

Sobre a Petrobras

Petrobras é a maior empresa de exploração e produção de petróleo do país e uma das maiores do mundo. Foi criada 1953 por Getúlio Vargas com o objetivo de desenvolver a exploração petrolífera em prol da União. Hoje é uma empresa estatal de economia mista e tem capital aberto, sendo o Governo Brasileiro seu acionário principal. Na segunda semana de abril, a autonomia empresa ocupou os holofotes devido a intervenção do presidente Jair Bolsonaro na política de preços do Diesel.

Afinal, o que faz a Petrobras?

A Petrobras atua principalmente na exploração e produção de petróleo e gás natural. Hoje a empresa é líder mundial em tecnologia para a exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. Essa tecnologia vem se desenvolvendo principalmente após a descoberta do pré-sal, que é uma reserva de petróleo em profundidades de 5 a 7 mil metros no oceano.

O surgimento da Petrobrás e o monopólio da exploração do petróleo

Na década de 1930, o Conselho Nacional do Petróleo, órgão responsável por avaliar os pedidos de pesquisa e exploração do óleo, começou a estruturar como seria a exploração de petróleo no Brasil, que já se iniciava em alguns lugares específicos, porém com poucos recursos tecnológicos.

Durante as discussões, apresentavam-se dois grupos com opiniões contrárias sobre o assunto. Um deles defendia que a exploração do petróleo deveria ser monopólio do Estado, outro acreditava que interesses privados, nacionais e estrangeiros poderiam explorar as reservas petrolíferas.

 

Foi nesse contexto que surgiu o movimento “O petróleo é nosso”, que defendia o monopólio estatal sobre o recurso. Esse grupo conquistou considerável apoio da população e em 1953 a Petrobras é criada pela Lei nº 2004.

 

Essa lei garantia o monopólio da exploração de todas as atividades da indústria petrolífera, menos a distribuição, que poderia ser feita por outras empresas. Mas em 1997 é promulgada a Lei 9.478, que estabelece o fim do monopólio do setor petroleiro e abre o mercado para que outras empresas explorem o recurso no Brasil.

*JovemPan e Politize!

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *