Pesquisadores vão definir rumos da pesquisa em Agroecologia e Produção Orgânica

A Embrapa formalizou Grupo de Trabalho para analisar a contribuição da Empresa para a pesquisa, desenvolvimento e inovação na temática de Agroecologia e Produção Orgânica, bem como os entraves e as limitações para a ampliação de sua atuação no tema e as perspectivas para reposicionamento nos próximos anos. O pesquisador Carlos Freitas, da Embrapa Cocais, é um dos membros do grupo, que tem mais doze integrantes de diversas áreas de atuação e Unidades da Embrapa e prazo de 90 dias para entrega dos resultados.

O grupo de especialistas tem como atribuições identificar políticas públicas e programas que dialoguem com a temática; analisar o ecossistema de inovação alinhado ao tema e as oportunidades de inserção da Embrapa, apresentando um mapa de parcerias já existentes e potenciais para fortalecimento da atuação institucional; identificar a demanda de investimento de pessoal, de capacitação e de infraestrutura para viabilizar a agenda nos próximos dez anos; identificar rede interna de especialistas e de organizações externas para investimentos na área; entre outras.

“A nossa expectativa é de construção de documentos institucionais dando subsídios estratégicos que possam nortear editais e chamadas de projetos de pesquisa em Agroecologia e Produção Orgânica. Faremos reuniões semanais e interações com outros temas de pesquisa da Embrapa e também com parceiros externos. Vamos contribuir para o futuro do Programa de Pesquisa em Agroecologia e Produção Orgânica da Embrapa, colocando nossa experiência de atuação nos biomas Cerrado e Amazônia”, completou Freitas.

*Embrapa

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *