
A descoberta foi publicada em revista especializada e é mais um passo no avanço do conhecimento sobre espécies frutíferas de potencial econômico da Amazônia.
O artigo “A new species of Eustigmaeus Berlese (Acari: Stigmaeidae) from Brazil” trouxe, por meio de descoberta, uma nova espécie de ácaro sobre a acarofauna do murucizeiro.
A descoberta foi realizada por um grupo responsável e descrição da espécie. A pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, Aloyséia Noronha, explica que a espécie foi coletada em clones de murucizeiro, em áreas experimentais da Embrapa na capital paraense, Belém, como atividade do projeto Tecnologias para o cultivosustentável de bacurizeiro, camucamuzeiro, cajazeira e murucizeiro (MelhorFruta-fase 3).
A pesquisadora Walnice Oliveira do Nascimento, líder do projeto, comemorou os avanços no conhecimento sobre os mais diversos aspectos das frutas nativas.

Ela explica que o projeto tem por objetivo o cultivo sustentável dessas fruteiras e com isso, oferecer ao mercado novas cultivares, com métodos mais eficientes de propagação e produtividade, e isso inclui também o manejo agronômico, com diversas recomendações como adubação e o controle de pragas e doenças.
“São atividades que garantem mais segurança ao agricultor que deseja investir no plantio dessas fruteiras e ao mercado como um todo, com possibilidade de regularidade e maior oferta de fruta e polpa, pois atualmente, a maior parte da produção é extrativista”, explica a pesquisadora.
As pesquisas foram conduzidas com a participação de taxonomistas do Instituto Biológico de Campinas, Univates-Universidade do Vale do Taquari, Universidade Estadual de Roraima-Rorainópolis e UNESP de São José do Rio Preto.
Fotos: Ronaldo Rosa *Com informações da Embrapa