A ação faz parte das metas do Convênio nº 051/2013 firmado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o IDAM para prestação de serviços de assistência técnica
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) realizou visita técnica na comunidade Açupuranga, no Paraná do Mamuri, em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), com o objetivo de fortalecer às atividades de pesca e piscicultura.
A ação faz parte das metas do Convênio nº 051/2013 firmado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o IDAM para prestação de serviços de assistência técnica, extensão pesqueira e aquícola em sete municípios do Amazonas.
Mais de 15 pescadores artesanais receberam assistência de técnicos da Unidade Local do IDAM em Autazes e IDAM Central durante a ação. Na ocasião, o IDAM apoiou na documentação necessária para emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Carteira do Produtor Primário (CPP) e realizou o levantamento de informações socioeconômicas da atividade pesqueira.
De acordo com o gerente de Apoio à Aquicultura e Pesca do IDAM, Daniel Borges, o Instituto tem dado total atenção ao segmento e buscado parcerias para fortalecer as atividades. “A pesca é uma das principais atividades econômicas do estado do Amazonas, e queremos fortalecer ainda mais o segmento por meio das atividades de extensão pesqueira em nossa região e também na orientação necessária para que os pescadores consigam ter acesso ao crédito rural junto à Agência de Fomento do Amazonas”, destacou.
Convênio Mapa/IDAM
O projeto orçado em mais de R$ 719 mil é desenvolvido por meio de metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que visam o manejo sustentável dos recursos naturais para melhoria do pescado e diversificação da produção. Além disso, o IDAM também tem trabalhado a capacitação e incentivado a profissionalização dos pescadores e piscicultores contemplados pelo Convênio, que está em execução até dezembro deste ano.
O projeto abrange os municípios de Manaus, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva, Autazes e Itacoatiara.
Texto com informação da Assessoria
Fotos: Sepror