Pedra roxa: o espetáculo da natureza em solo internacional

Em terras internacionais, fronteira oeste do Rio Grande do Sul, a natureza nos brinda com um espetáculo de tirar o fôlego. Já ao chegar na cidade vizinha à Quarai, Artigas (Uruguai ), nos deparamos com um quadro vivo e gigantesco.

Ao cair da noite ela é iluminada e com o chafariz atrás para deleite de todos moradores e dos turistas que por ali passam.

No momento a cidade de Quaraí, possui terras prontas para extração de pedras, mas não conta com nenhum grupo ou particular fazendo esse trabalho. 

A pedra roxa, chamada Ametista possui um bom cristal varia de tons mais claros a mais escuros, é muito procurada por ser um bom protetor de energias negativas e poderes de cura. Por esse motivo é muito procurada, tanto para enfeites como protetor dentro de casas e ambientes de trabalho, principalmente por terapeutas, como: psicólogos, reikianos e todos que trabalham com terapias energéticas.

Brasileiros, de origem Italiana, que vieram de Ametista do Sul, formam uma empresa em 2016 com três familiares João Valdecir Trombeta, Valdir Trombeta e Vinicius Teixeira, chamada Trombeta Minerales.

Essa família extrai no seu garimpo as pedras e as envia todas brutas para Ametista do Sul. A liberação desse garimpo é feita todo pelo Ministério da Mineração ( Mineria ), onde estão todos os órgãos responsáveis por esse departamento e sua fiscalização.

Em média vai para Ametista do Sul  27 mil kg de pedra bruta por semana. Essa família já trabalha com pedras roxas a muitos anos, assim nos passa Vinicius que trabalha desde os 13 anos com seu pai João Valdecir.

Local da extração: Catalã Grande ( Artigas – Uruguay )

Pedra Bruta: levada sem beneficiamento para Ametista do Sul

Existe outra empresa, chamada La Steage S.A, que tem como proprietário o empresário Carlos Santis.  Está em funcionamento a mais de 20 anos em Artigas, esse outro local também extrai pedras mas beneficia todo material coletado .

Muitas toneladas são extraídas e muito pouco fica na região, pois os chineses compram praticamente toda produção. Esse local é aberto a visitações mas com a pandemia as visitas estão suspensas. Mas os turistas que por ali passam podem comprar qualquer pedra beneficiada, inclusive existem encomendas feitas.

Carlos Santis é um empreendedor, pois além de beneficiar todas as pedras ainda está começando um outro ramo, o de colocar as pedras juntamente com escultores. Transformando assim as pedras e esculturas lindíssimas. Este espaço transformou-se em ponto turístico na cidade de Artigas.

Pedra bruta
Pequeno Porta jóia, peça pronta para venda.
Pedras já selecionadas e beneficiadas para China
Pedra única que foi cortada ao meio

Ligando as duas cidades

A Ponte Internacional da Concórdia, mais conhecida como Ponte Quaraí-Artigas, está localizada sobre o Rio Quaraí, ligando as duas cidades. Com 750 metros de extensão, ali está a curva mais larga da América do Sul, projetada pelo engenheiro Quaraiense Osvaldo Lucho.

No dia 03 de Abril de 1968, inaugura-se a Ponte Internacional da Concórida, com a presença de seus respectivos Presidentes: General Costa e Silva ( BRASIL ) e Jorge Pacheco Areco ( Uruguai ).

Ponte Internacional da Concórdia

Essa ponte não separa apenas duas cidades gêmeas, como são denominadas no Mercosul, mas sim um único povo acolhedor e que se integra em todas as áreas. Muitos eventos são pensados e colocados em prática juntos. 

Artigas– Quaraí, cidades que se abastecem na alimentação,  Quarai vende para Artigas muitos de seus alimentos ( frutas, verduras, produtos não perecíveis, etc… ), a carne é oferecida aqui em Quaraí, mas o Uruguay tem fama pelo sabor e manejo de seu gado de corte.

As lojas também são partilhadas, os brasileiros se beneficiam dos free shop na cidade vizinha com muitos artigos importados ( vestuário, alimentação, bebidas, chocolates, brinquedos, eletroeletrônicos, etc…). E os uruguaios procuram os produtos brasileiros pelo designer diferenciado, sabor dos alimentos e os restaurantes que são em maioria do lado brasileiro.

Dia da Inauguração Ponte Internacional da Concórdia
Por Rosária Mendes

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *