Desde o início da humanidade, na Idade dos Metais, a faca acompanha a nossa história. Com os gaúchos não poderia ser diferente, sempre os acompanharam nas lutas, guerras, nas lidas campeiras, no churrasco, na cozinha, nas lendas e nas superstições.
O gaúcho usava a faca dentro da bota, presa na guaiaca, cortava o couro para fazer boleadeiras, atou a faca na ponta da taquara quando foram chamados para a guerra, onde com a faca ele agrediu e se defendeu. Chamada de adaga ou faca pertenceu ao gaúcho desde sempre.
No campo sangra a rês, coreia, carneia, prepara a costela para o churrasco. Na Cozinha corta o charque para o arroz de carreteiro. A faca faz parte do dia a dia dos gaúchos, sendo desde a dona de casa até o peão campeiro, gaúcho que se preze carrega a sua faca para qualquer churrasco.
Cuteleiro é a pessoa que faz ou vende instrumentos cortantes, entrevistamos um cuteleiro para entendermos melhor como é feita uma faca.
JORGE MARZULLO CHAIBEN – Alegrete – RS
Quando e por que você começou a confeccionar facas?
…”Iniciei na cutelaria mais ou menos há quatro anos, início de 2018. Foi quando tive contato com o meu professor Ricardo Erdmann através de um serviço de solda na minha moto. Conheci a oficina dele e logo ficamos amigos e ele foi me ensinando algumas coisas. Mas até então não tinha passado pela minha cabeça ser um cuteleiro. Alguns meses depois com mais incentivos da parte dele, comecei a confeccionar facas, totalmente manual, pois não tinha quase nenhum ferramentil, cada etapa durava dias, mas no final de cada uma havia a satisfação de ter transformado algo simples em algo nobre…”
Quais materiais você usa e como consegue?
…”No início as facas eram quase que exclusivamente de materiais reciclados, geralmente artigos do campo e da lida, como lâminas de plantadeira e discos de arados. Sem falar dos antigos cepos de cerca que após de 30 ou 40 anos de serviço acabam por serem esculpidos manualmente, até se transformar em uma empunhadura ergonômica, funcional e por conseqüência muito bonita. Atualmente estou produzindo peças de aços virgens e certificados, onde neles encontro maior confiabilidade, pois sei que estão “zerados” e a possibilidade de trincas e fissuras no aço é muito menor, possibilitando então uma garantia para o cliente. Ainda fabrico facas de aço reciclados, quando o cliente pede, a peça apenas passa por alguns processos a mais de checagem e correções.”…
Quanto tempo dura pra fazer uma faca?
…” O tempo de fabricação varia de acordo com o nível técnico da peça, podendo demorar de 2 a 3 dias as mais simples e de 10 a 14 dias projetos mais complexos. A fabricação constitui em escolher os materiais do projeto de acordo com o pedido do cliente, como o aço da lâmina e madeira da empunhadura. Após escolher com cuidado os materiais, a próxima etapa é cortar o aço e formatar de acordo com o modelo da faca. Se tudo der certo iremos para a próxima etapa que constitui em desbastar a lâmina já em formato de faca, de forma que formam-se os gumes da faca já originando o fio cortante. Feito o desbaste partiremos para o lixamento manual, para tirar qualquer imperfeição deixada pela máquina e já preparar o seu polimento. Com a faca polida é feita a preparação e furação da empunhadura, de forma que ela receba o material que o constituirá. Após colado, o cabo será esculpido e finalizado no acabamento geral da faca, então é só afiar e está pronta a faca…”
Contato do cuteleiro: 55996909018