O deputado federal Sidney Leite (PSD) utilizou as redes sociais para tecer críticas às políticas adotadas pelo ex-presidente Jair Bolsnaro (PL) às comunidades indígenas. No Twitter, o parlamentar chamou o “sumiço” das bistecas que seriam entregues às comunidades indígenas do Vale do Javari de “desastre bolsonarista”.
“O “sumiço” das bistecas que seriam entregues às comunidades indígenas do Vale do Javari é, além de mais uma prova do desastre bolsonarista, sintoma de algo que digo há tempos: precisamos rever, urgentemente, as políticas públicas para os povos indígenas, especialmente na Saúde”, tuitou o deputado.
O governo federal comprou 19 toneladas de bisteca para compor cestas básicas que deveriam ser enviadas ao Vale do Javari, no Alto Solimões (AM), mas a carne congelada nunca chegou às comunidades indígenas.
Mesmo se o produto tivesse sido entregue, não haveria local de armazenamento e conservação para acomodar o alimento. Os contratos foram assinados no governo Bolsonaro entre 2020 e 2022 e seguem em vigor na atual gestão do petista Luiz Inácio Lula da Silva.
A bisteca seria dividida com os funcionários da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas). Como os indígenas dizem que não receberam o alimento, se fossem comer tudo, os 32 servidores que se revezam por lá teriam um quilo de bisteca no prato por dia, o ano inteiro. Isso sem contar que a maioria passa a maior parte do tempo na floresta ao lado dos indígenas, bem longe da base da Funai.