Parintins, a ilha da magia com força-tarefa contra o Coronavírus

Com o número de 1.059 casos confirmados para o novo Coronavírus e 52 mortes segundo boletim epidemiológico desta quarta-feira (27), o município de Parintins, por meio da prefeitura e Governo do Amazonas, vem realizando uma verdadeira força-tarefa em combate a epidemia no Estado.

Nesta semana, pensando em maior proteção às pessoas que se dirigem às agências bancárias e demais pontos de maior movimentação. As equipes da prefeitura anteciparam o trabalho de higienização das ruas.

Os Bombeiros Civis de Aeródromo, do aeroporto municipal Júlio Belém, realizaram os serviços em frente aos bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Banco da Amazônia (BASA) e pontos como praças e o Porto de Parintins.

No combate ao Coronavírus foi implantado um novo protocolo para reforçar o processo de tratamento de pessoas contaminadas. O prefeito de Parintins, Bi Garcia anunciou a distribuição de 1.600 kits de medicamentos a pacientes positivados com o vírus.

Os kits são compostos por azitromicina, evermectina, prednisolona e paracetamol. A medicação é destinada ao tratamento domiciliar e segue protocolos estabelecidos por órgãos de saúde internacionais. A distribuição será feita nas unidades de saúde Mãe Palmira, Dr. Toda e UBS Fluvial Lígia Loyola.

A Central de Resgate da Prefeitura de Parintins, inaugurada há 20 dias já atendeu aproximadamente 630 ocorrências no município. Desse total, cerca de 90% (565 chamadas) são relacionadas às pessoas com alguma síndrome respiratória e que precisam de atendimento urgente.

O município implantou a Central de Resgate para dar celeridade e segurança aos que utilizarem o serviço contando com duas ambulâncias novas e equipe qualificada para atender aos chamados. Componentes do grupo Anjos da Vida foram contratados para atuar nas remoções.

A cidade ultrapassou nesta semana a marca de mais de 3 mil testes rápidos realizados. Esta semana mais dois laboratórios são utilizados para a testagem da população na estação da cidadania do Bairro da União e na policlínica Padre Vitório. Os testes já estavam sendo feitos no laboratório Matheus Pena Ribeiro, no centro da cidade e nos hospitais Padre Colombo e Jofre Cohen.

O secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, informa que a Prefeitura de Parintins tem atuado fortemente para que os testes sejam realizados em toda a população que se enquadra nas notas técnicas de requisitos para o exame. Ele lembra que é fundamental que as pessoas procurem as unidades de referência para síndromes respiratórias que são as UBS Dr. Toda, Mãe Palmira e UBS Fluvial.

 “A recomendação é que as pessoas só realizem o teste a partir do oitavo dia de sintomas do coronavírus para que não ocorra falsos negativos. É importante esclarecer isso para que a população entenda que há critérios para a testagem”, ressaltou.

Texto: Bruna Oliveira *Com informações da assessoria  Fotos: Prefeitura de Parintins 

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *