O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que vai dialogar com o Papa Francisco sobre a desiguldade social no mundo. A declaração foi dada durante o programa Conversa com o Presidente, transmitido no YouTube, nesta segunda-feira (19).
Ao falar sobre a agenda na Europa que ele vai cumprir nesta semana, onde terá encontros com o Papa Francisco, com os presidentes da Itália e da França, e fará discurso em um festival na cidade de Paris, Lula foi categórico ao afirmar que o Papa Francisco é o Papa mais comprometido com o povo mais vulnerável.
O presidente também disse que o Papa foi muito solidário com ele enquanto esteve na prisão e que a visita também será uma maneira de agradecer ao sacerdote e acrescentou que um dos temas de reunião será a criação de uma nova mentalidade para combater a desigualdade no mundo.
“Eu vou voltar a conversar com o Papa, porque eu quero aproveitar o meu mandato de presidente da República para criar uma consciência mundial que não é explicável a gente não se indignar contra a fome. (…) O problema não é falta de produção (de alimento) é falta de distribuição”, disse.
Lula também disse que vai conversar com o Papa sobre os acordos de paz envolvendo os conflitos armados entre Rússia e Ucrânica. O presidente também voltou a afirmar que vai convidar o papa Francisco para o Círio de Nazaré, uma das maiores festas católicas do Brasil e que acontece anualmente em outubro, em Belém, capital do Pará.