Sabemos que o outono é uma estação do ano que ocorre depois do verão e antes do inverno, aqui no sul do Brasil, as estações são bem definidas e podemos aproveitar a beleza de todas elas.
Época em que acontece a queda das folhas das árvores, e as árvores frutíferas nessa época do ano que amadurecem seus frutos, por isso é a estação da produção de frutas. Por aqui no Rio Grande do Sul os ventos aumentam e ficam mais fortes nesse período do ano.
Acontece muita colheita de frutos como: o abacate, banana, caqui, coco, figo, goiaba, graviola, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, pêra, etc.
Hora que acontece muita produção de chimias, geléias e doces caseiros para que as frutas sejam bem aproveitadas.
As folhas das árvores adquirem uma coloração que varia entre tons amarelados e avermelhados, que é o resultado da menor incidência de luz solar e diminuição da produção de clorofila.
No outono temos um festival de cores, as plantas perdem suas folhas e ganham diferentes tonalidades e se espalham pelas ruas, parques e praças e a paisagem fica linda e bem variada.
Período em que os dias e as noites ficam iguais, em termo de duração de horas, época para colher o que semeamos na primavera. A abundância da colheita, também deve trazer o senso de preparação para o inverno que se aproxima, na qual chega à estação de introspecção e reflexão do nosso interior e de nos prepararmos para sobreviver física e espiritualmente durante o frio.
Equinócio vem do latim, a equus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia e a noite, duram o mesmo tempo.
Os povos antigos realizam rituais a cada mudança de ciclo da natureza sempre com grande significado esotérico e místico, pois acreditam em bênçãos divinas que decorriam, principalmente do equinócio de outono, quando depositavam as maiores esperanças na concretização dos mais puros desejos para honrar essas bênçãos de equilíbrio, equidade e justiça.
No Cristianismo, todo o calendário baseia-se no equinócio. A Páscoa, por exemplo, acontece no primeiro domingo de lua cheia após o equinócio de outono (no Brasil), mas nunca devendo ser antes do dia 22 de março e nunca após o dia 25 de abril.
Aproveite a beleza especial do outono com suas deliciosas frutas e com suas cores diferenciadas na natureza.