Os produtores rurais são as pessoas que fazem com que a alimentação chegue a nossa mesa, desde o café da manhã até o jantar, conheça os queijos Da Rose

No mundo são produzidos aproximadamente 22.651.606 toneladas de queijos por ano, os Estados Unidos da América são os maiores produtores de queijo do mundo, o Brasil produz aproximadamente 46.640 e está classificado  em 53º produtor.

Os queijos mais produzidos no nosso país é o muçarela, seguido pelo parmesão, prato, cheddar, ricota, minas frescal, meia cura, coalho…

Hoje nossa entrevista é com as produtoras rurais Rosemary Bentos Pires e Thais Maria Bento Pires, mãe e filha, da Agropecuária São Pedro.

…”A queijeira é da minha mãe, a Rose, eu ajudo nas vendas dos “Queijos DaRose”. A origem do nome da queijaria, era porque todo mundo queria um queijo feito pela dona Rose, então ficou com esse nome a queijaria.”…

…”Também trabalhamos com plantação de arroz, Pecuária de Corte, com as raças Hereford e Braford, ciclo completo e venda de matrizes e reprodutores registrados. Temos um plantel de 45 vacas, a alimentação e o pasto, pastagem de inverno e campo nativo, na ordenha tem a suplementação com ração 1% do PV e a quantidade de leite fica em torno de 100 a 120 litos por dia, usamos o leite apenas para a produção dos queijos.”…

                                                                                                                                                             

…”O queijo “Mouro”, foi produzido a pedido dos clientes e chefs que solicitavam que a nossa queijaria produzisse um queijo que remetesse ao novo “Terroir” ou “Terruá”.

O Queijo Mouro da São Pedro foi lançado no dia 20 de setembro, Dia do Gaucho, escolhemos esse nome porque sua cor e textura foi comparada as “pedras mouras” que compõem a paisagem dos campos do Alegrete e com a inspiração da música símbolo do Rio Grande do Sul,  o” Canto Alegretense”, cantado por todos os gaúchos no mundo inteiro.”…

 

…”O queijo é submetido há mais tempo nas condições especiais da nossa câmara de maturação subterrânea em pedra basáltica, “cave de São Pedro”. Produzimos um queijo artesanal mofado, relembrando a origem francesa das vacas Normandas e de sabor e aroma mais acentuado, aflorando as características especiais do modo de produção e do leite (pasteurizado) de Normando.”…

 

“Ouve o canto gauchesco e brasileiro

desta terra que eu amei desde guri

flor de tuna, camoatim de mel campeiro

“pedra moura” das quebradas do Inhanduí”

 

Os queijos DaRose possuem um toque da França para o Rio Grande do Sul.

Tipos de queijos:

– Mouro da São Pedro

– Lua da São Pedro – tipo frescal

– Pampiano

– Gorgonzola

– Suíço

– Provolone

– Gouda

– Parmesão

 

 

O estado de Minas Gerais reúne um potencial incrível para o surgimento de diversos tipos e variedades de queijos artesanais. O tipo de leite pode ser de vaca, cabra, ovelha e búfala que se somam as características climáticas.

O termo “terroir” é francês, difícil de ser explicado de forma simplista. Para alguns representa a regionalidade ou localidade de um produto, também pode ser interpretado como um conjunto de fatores como topografia, geologia, pluviosidade, clima, intervenção humana, cultura, história, tradição, enfim tudo isso junto representa a um produto local, como o “Mouro da São Pedro” relacionado as “pedras mouras” do rio .

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *