Quando os colonizadores chegaram no Rio Grande do Sul, haviam três raças indígenas: os gês, os guaranis e os pampeanos.
Nesse artigo conheceremos um pouco sobre eles.
Os Gês:
Eram em sua maioria, descendentes dos antigos caçadores do interior, preferiam zonas de araucárias, tendo o pinhão como base de sua alimentação. Mas se dedicavam também à caça, pesca, coleta e agricultura.
Suas moradias eram casas de palha, e para o inverno abriam covas profundas, chamadas de Casas Subterrâneas.
Os principais grupos Gês foram: Guaianas, Pinarés, Ibiraiaras e Caaguás, mas a maioria deles foram dizimados pelos bandeirantes e logo depois pelos Povos das Missões, que incorporaram alguns.
Os Guaranis:
Eles foram os primeiros agricultores do estado, mas entraram como invasores, ocupando regiões de água abundante. Suas casas eram coletivas e dormiam em redes. Não eram cruéis, mas a antropofagia fazia parte dos rituais.
Pertenciam aos guaranis: os Tapes, os Arachanes e os Carijós ou Patos.
Os índios Guaranis foram significativos para a formação das Reduções e dos Sete Povos das Missões. Após a expulsão dos jesuítas, suas terras foram tomadas aos poucos, além disso, seu gado também foi roubado e a população dizimada. Da cultura quase nada sobrou, a não ser por alguns nomes geográficos.
Os Pampeanos:
Os índios Charruas, Minuanos, Guenoas e Yarós, são os chamados Pampeanos e habitavam o sul do estado. Suas habitações eram construidas sobre cerritos, que são pequenas elevações feitas nos banhados. Após o colonizador introduzir o gado, os Pampeanos abandonaram a coleta e se tornaram pastores e ótimos cavaleiros.
Eram inimigos tradicionais dos guaranis das Missões, por isso, aliaram-se aos portugueses ajudando-os nas guerras. Na Guerra Guenoa, em 1705, os índios das Missões quase os exterminaram.
Os Pampeanos foram grandes contribuintes na mestiçagem dos peões das estâncias do pampa gaúcho. É deles que vem muitos usos e costumes campeiros, como o chiripa, boleadeiras e inúmeros vocábulos.
O que ocasionou a morte de muitos Pampeanos foi principalmente os bandeirantes vindos de São Paulo em busca de escravos e as pestes deixadas pelos descobridores, além da imigração.