Os chás e os banhos de ervas medicinais já eram usados antigamente, assim como nos dias de hoje

 

O banho de ervas é muito espiritual, você tem que se conectar com o seu espírito, um ritual que promove a troca de energia entre você e a natureza, através da vibração das plantas.

As ervas tem o poder de moldar a nossa aura através da vibração. Com o banho podemos transformar nossos sentimentos em relação à vida, ao amor, prosperidade, saúde, limpeza energética e proteção.

Preparamos esse banho, colocando as ervas em uma água quente, que atuará como condutor de força da planta, o processo do banho é o mesmo da preparação dos chás e decocção.

INFUSÃO de ervas é um processo na qual usamos as folhas e as flores das plantas, que são imersas em água quente, acontecendo à extração dos benefícios terapêuticos da planta e suas boas energias.

Podemos usar a camomila, boldo, melissa, hortelã, sálvia, artemísia, entre outras ervas.

DECOCÇÃO é o processo que usamos as cascas e raízes da planta, que são imersas e cozidas em água quente por um determinado tempo, usamos ervas como a canela, gengibre, ginseng, alho, casca de laranja, maçã entre outras plantas.

O banho de ervas deve ser feito do pescoço para baixo e a energia vem da natureza e os chás são a pura energia da cura que entram dentro do nosso organismo, afinal toda vez que tomamos um chá quentinho, acaba que nos conectamos com o universo.

Essa conexão de energia já era usada há milhares de anos, nossos ancestrais já usavam o poder das ervas para cura de doenças.

Essa sabedoria toda era feita por mulheres, que através de receitas e preparos usavam o poder da terra e das ervas para equilibrar as energias trazendo a cura, a harmonia e o equilíbrio.

Geralmente as mulheres recebiam e recebem ainda os nomes de curandeiras, ervateiras, benzedeiras, xamãs, rezadeiras, feiticeiras e bruxas.

Hoje em dia as ervas seguem sendo usadas em chás caseiros, na medicina alternativa, em banhos, em óleos essenciais, na fitoterapia, em cápsulas, essas ervas são usadas no dia a dia em nossos lares, pois na nossa cozinha sempre haverá uma marcela, camomila, boldo, funcho, erva-doce, etc.

Algumas ervas e seus benefícios:          

CIDREIRA  – Diurético e efeito calmante

CARQUEJA – Diurético, antianêmica, anti-inflamatório e purifica o sangue

ERVA-DOCE – Expectorante, cicatrizante, calmante, diurético e dor de barriga

CRAVO – Calmante, analgésico, anti-inflamatório, antioxidante e cicatrizante

EUCALIPTO – Desinfetante, expectorante, aromática, descongestionante e expectorante

ALHO – Combate resfriados e é desintoxicante

CAMOMILA – Calmante, estômago, relaxa os músculos, combate resfriados e gripe

BOLDO – Problemas de fígado e intestino

 

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *