Os bolos que acalentam as festas familiares, vem do agro, da farinha, do trigo…

“Amor pelas panelas”, muita gostosura e amor envolvidos

O bolo é um alimento à base de massa de farinha, geralmente doce e cozido no forno. Os bolos são componentes principais das festas, como as de aniversários e casamentos, ocupando o principal prato da mesa.

 

Conta a história que a confecção de bolos existia desde o Egito Antigo na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras e passas. Os antigos gregos e romanos o aperfeiçoaram, Nero, por exemplo, os apreciava. A real diferença entre pães e bolos só veio a ser caracterizada durante o Renascimento. A denominação teria vindo de bola e os bolos teriam formas associadas a lua, a cone.

Red Velvet

Hoje entrevistaremos Jeane Petrucci, confeiteira e servidora pública de Alegrete, que carinhosamente chama sua empresa de “Amor pelas panelas”.

Você sempre gostou de cozinhar?

“…Sim, desde pequena, sou apaixonada pelas panelas. Lembro de ter feito meu primeiro pudim com 9 anos de idade…”

Por que escolheu o nome “Amor pelas panelas”?

“…Porque essa é a conexão que tenho com a cozinha, de amor. Amor pelo alimento, pela transformação. Comida é amor, os doces são feitos para ocasiões especiais, por isso os faço com amor…”

Catarina

Quando começou afazer doces para vender?

“…Fiz o curso de cozinheira internacional no SENAC, em 2007. Mas, nunca havia comercializado meus doces. Minha filha, Catarina é apaixonada por palitos de queijo amanteigados, comecei a fazer para ela levar de lanche para a escola. Os colegas começaram a provar e pedir. Quando eu vi estava vendendo…”

Bolo de laranja com damasco e chocolate

Quais os tipos de bolos você faz?

“…Faço uma confeitaria afetiva. Doces e gostosuras para momentos especiais. Cada doce é feito pensando na pessoa que pediu, com todo o carinho…”

Pavlova

Durante a pandemia aumentaram as vendas?

“…Sim, nesses dias onde tivemos mudanças nas rotinas, as comemorações ficaram mais íntimas, restritas aos núcleos familiares. As encomendas cresceram para atender essa demanda. Também atendemos muitas encomendas de pessoas que querem fazer um agrado para seus parentes e amigos que moram na cidade e com os quais não estão podendo conviver nesse momento de pandemia…”

Qual o bolo que você mais vende?

“…Nosso carro chefe são tortas e bolos. Mas, vários tipos de gostosuras. Algumas são sazonais, como o “Stollen” que estamos produzindo para o natal…”

Você tem ajudantes? Um dia pensa em aumentar seu negócio?

“…Atualmente, meu marido faz a parte administrativa. Tenho uma auxiliar de confeitaria. Temos planos de expansão…”

 

Qual o significado de fazer doces para você?

“…Adoçar a vida das pessoas. Não há o que pague o retorno de um cliente, contando o qual especial foi degustar o doce feito com muito carinho para ele…”

 

Tem alguma mensagem para as pessoas que querem ser empreendedoras?

“…Se você tem vontade de empreender, comece! Faça o seu melhor com o que você tem ao seu alcance. E acredite em você!”

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *