Os alimentos reguladores

São considerados alimentos reguladores aqueles que são responsáveis por regular as funções do corpo, sendo eles ricos em vitaminas, minerais e fibras.

Estes alimentos exercem funções importantes como o auxílio no processo de crescimento e reprodução, desintoxicação do organismo, absorção e metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas, formação de glóbulos vermelhos e anticorpos, tecidos ósseos e dentes, produção de hormônios, regulação da pressão arterial, entre outras coisas.

Vamos conhecer os principais alimentos reguladores e seus exemplos:

1. Vitaminas

As vitaminas A, C, E e do complexo B estão presentes nos alimentos reguladores, estas vitaminas são importantes para o organismo e devem ser consumidas todos os dias, os principais exemplos são o morango, a banana, laranja, tomate e a manga, entre outros.

2. Fibras

As fibras são responsáveis pela regulação e saúde do intestino e participam ativamente da liberação do açúcar no sangue, elas são encontradas principalmente na cenoura, rúcula, alface, pepino e espinafre.

3. Sais Minerais

Minerais como o cobalto, fósforo, ferro, potássio, magnésio, manganês, cobre e zinco são fundamentais para o funcionamento saudável de nosso corpo pois participam da formação e manutenção de ossos, do transporte e armazenamento de nutrientes e oxigênio e também ajudam na produção das células sanguíneas. Alguns exemplos de alimentos que possuem uma quantidade boa de sais minerais são: lentilha, abacate, ameixa, abobrinha e a acelga.

Post Author: Laura Dorneles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *