Os alimentos construtores são ricos em proteína e desenvolvem a função de, principalmente, construir novos tecidos no organismo. Além disso, esses alimentos auxiliam a permitir o crescimento durante a infância e adolescência, construir células do sangue e dos tecidos do organismo, estimular o crescimento da massa muscular, cicatrizar tecidos de ferimentos, queimaduras ou cirurgias e fortalecer o sistema imunológico.
Vamos ver quais os principais alimentos construtores:
1. Proteína vegetal
Fontes de proteína, fibras, vitaminas do complexo B e minerais, os alimentos construtores de origem vegetal possuem uma qualidade adequada de calorias que auxiliam na alimentação saudável, são eles o feijão, sementes, leguminosas e frutas oleaginosas, como as amêndoas, por exemplo.
2. Proteína animal
São proteínas completas e de alto valor biológico, elas possuem os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento e desenvolvimento do organismo, são eles:
Leite e derivados: Tendo muitas proteínas e algumas vitaminas, também são ricos em cálcio.
Carnes: Apresentam ferro, zinco e vitamina B12, sendo a de pescados a mais apropriada pois possui menor concentração de gorduras em relação às outras carnes e são fontes de gorduras boas, que têm ação anti-inflamatória e ajudam na prevenção de doenças cardíacas, além disso, ainda possuem boas fontes de fósforo, iodo, cálcio, riboflavina e tiamina.
Ovo: É fonte de nutrientes como folato, riboflavina e vitaminas A, D, E, K e B12, além de sais minerais como o ferro, fósforo, cálcio e magnésio.