No contexto da Operação Guararapes, foi realizado, no dia 26 de outubro, o tiro de Lançadores Múltiplos de Foguetes (ASTROS II), na região do Campo Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC).
A atividade contou com a presença do Desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco; General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, Comandante de Operações Terrestres; General de Exército Richard Fernandez Nunes, Comandante Militar do Nordeste (CMNE); Brigadeiro do Ar César Faria Guimarães, Comandante do Comando Aéreo Nordeste; entre outras autoridades civis e militares; e representações de Instituições de Pernambuco e Paraíba.
Os lançadores são equipamentos compostos de foguetes, de tecnologia de ponta, 100% nacional, de elevado poder de combate, com capacidade para disparar 190 foguetes em 16 segundos. É um sistema de apoio de fogo de longo alcance e alta precisão que faz parte do Projeto Estratégico do Exército (PEE). O sistema é formado por viaturas mecanizadas com tecnologia avançada que incluem radares, computadores, navegação por GPS, sistemas de comunicação por rádio digital, estações meteorológicas e sistemas mecânicos e hidráulicos.
Operação Guararapes – A Operação Guararapes ocorre de 25 de outubro a 5 de novembro nos Estados de Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE). Os objetivos da atividade são: manter a operacionalidade das tropas do Nordeste para a garantia da Soberania Nacional e integridade territorial; e desencadear ações de Defesa Externa, Operações Interagências e Ajuda Humanitária.
Fonte: Comando Militar do Nordeste;
Fotos: Reprodução/ Comando Militar do Nordeste;