Operação do Exército apreende 159m³ de madeira ilegal

Ação faz parte da Operação Ágata Norte 2020. Militares da Marinha e agentes da Polícia Federal e do Ibama atuam no combate a crimes ambientais

Militares da Marinha abordam embarcação com 2.500 estacas de madeiras ilegais próximo à Portel (PA)

No contexto da Operação Ágata Norte, o Navio-Patrulha (NPa) Pampeiro da Marinha do Brasil apreendeu, no dia 22 de outubro, uma embarcação que transportava 2.500 estacas de madeira sem nota fiscal, nas proximidades de Portel (PA).

Durante Inspeção Naval no interior do meio, foram constatadas irregularidades como falta de documentação da embarcação, ausência de pessoal habilitado, bem como a não utilização das luzes de navegação, colocando em risco a navegação e a salvaguarda da vida humana. Ele foi conduzido até a cidade de Portel, onde foi notificado e apreendido. Já a carga foi apresentada à Secretaria de Meio Ambiente do município.

 Ainda no dia 22, com o apoio de militares Fuzileiros Navais e agentes da Polícia Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foram apreendidos 147 metros cúbicos (m³) de madeira serrada ilegal em Vila do Conde, em Barcarena (PA).

Em Santana (AP), foram apreendidos 12m³ de madeira

No dia 23 de outubro, o Navio-Patrulha Guanabara abordou um comboio, composto por dois empurradores e duas balsas, na saída do canal sul do Rio Pará, transportando madeira. Na ocasião, foram encontradas incoerências nas notas fiscais da carga apresentada. A Marinha solicitou apoio do Ibama, que confirmou o indício de ilegalidade.

A embarcação foi encaminhada ao Porto de São Francisco, em Barcarena (PA), para que o material fosse contabilizado pelas autoridades competentes. Já em Santana (AP), no Rio Amazonas, durante Inspeções Navais realizadas no dia 24 de outubro, foram apreendidos 12m³ de madeira. A ação contou com apoio de agentes do Ibama.

Texto com informação da Assessoria

Fotos: Divulgação

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *