Tropas do 3º Batalhão de Infantaria de Selva e do 5º Batalhão de Infantaria de Selva do Comando Militar da Amazônia, adjudicadas à Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara – concluíram nesta semana as ações realizadas no eixo Rio Negro, no Amazonas.
A Operação em curso já realizou a apreensão de mais de uma tonelada de drogas ilícitas na Amazônia Ocidental, durante ação conjunta da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, ao lado de agências governamentais.
Também apoiou os agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) na logística, inteligência e operacionalidade para a neutralização de dragas utilizadas no garimpo ilegal na região.
A Operação Ágata tem o objetivo de combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira. É coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pelas Forças Armadas em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais.