Operação Ágata Conjunta Amazônia apreendem equipamentos do garimpo ilegal

São Gabriel da Cachoeira (AM) – No dia 24 de março, o Exército Brasileiro em ação com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), no contexto da Operação Ágata Conjunta Amazônia 2022, realizou apreensão de equipamentos e inutilizou uma balsa sem autorização para exploração no Rio Cauaburis (AM).

 

Durante patrulhamento fluvial, a FTC (Força Terrestre Componente), em uma área localizada próxima a uma comunidade indígena, no Rio Cauaburis, avistou uma balsa que se deslocava em direção à Santa Isabel do Rio Negro (AM).

 

A embarcação estava em operação, tripulada por cinco pessoas. Foram encontrados, durante a revista de pessoal e material pela tropa, substância similar a mercúrio, duas balanças de precisão e um caderno contábil. Nesse sentido, os agentes do IBAMA constataram, através da documentação apresentada, que se tratava de atividade de extração ilegal de minério.

 

Os agentes do IBAMA também recolheram o óleo e combustível do motor, desmontaram o mesmo e o compressor da balsa, com o objetivo de inutilizar a embarcação. Em comprometimento com a preservação e a defesa do meio ambiente, o Exército não realizou a destruição do material, por explosão ou fogo.

 

Os tripulantes que estavam na embarcação foram liberados pelos agentes ambientais, após a confecção de um Termo de Apreensão do material.

 

*Com informações da assessoria 

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *