Ibope aponta David Almeida prefeito de Manaus com 14% sobre Amazonino Mendes.
De acordo com a primeira pesquisa Ibope de intenções de voto para a prefeitura de Manaus, David Almeida terá vitória sobre Amazonino no próximo dia 29, no segundo turno da eleição municipal. Os números divulgados no último sábado (21), apontam que David Almeida estaria eleito com 59% dos votos válidos, enquanto Amazonino teria 41%. Uma diferença de 18 pontos percentuais. Em dois dias David Almeida cresceu quatro pontos percentuais.
A Perspectiva Mercado e Opinião divulgada na última quinta-feira (19) apontava David Almeida com 57% e Amazonino com 43% das intenções de votos dos eleitores entrevistados. Uma vantagem de 14 pontos. Considerando que cada ponto percentual equivale a 10 mil votos, tanto as pesquisas do Ibope quanto a pesquisa da Perspectiva, divulgada na quinta-feira (19), apontam vitória de David Almeida por mais de 100 mil votos de diferença.
Se a diferença se manter poderá ser uma das maiores da história das eleições municipais de Manaus. Resta saber se irá superar a vitória de Arthur Neto em 2012, quando foi eleito prefeito com 66%, contra 34% de Vanessa Grazziotin.
A margem de erro da pesquisa do Ibope é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 602 eleitores de Manaus entre os dias 19 e 21 de novembro de 2020. O índice de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro, segundo o instituto.
A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica e foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 09448/2020.
Fotos: Reprodução