Ocorreu dias 30 e 31/08, a 1ª reunião presencial da CONAPO- Comissão Nacional de Pecuária Orgânica e Agroecologia do CFMV

 

A Comissão é composta por membros de todas regiões do país: Angela Escosteguy/RS (Presidente), Clovis Improta/SC (Vice-Presidente), Patrícia Carrazzoni/PE (secretária), Angela de Jesus/PA, João Paulo Soares/DF e Heitor Medeiros/MT.

A CONAPO se propõe a difundir e fortalecer sistemas de criação de animais orgânicos e de base agroecológica, que atendem as demandas da atualidade: proteção ambiental, garantia de bem-estar animal e produção de alimentos saudáveis sem resíduos tóxicos.

Os sistemas orgânicos de produção, há mais de 70 anos, vem se desenvolvendo com base nos princípios da agroecologia que incluem cuidados com os ecossistemas, com as pessoas e com o bem-estar dos animais. Estudos tem comprovado que estes sistemas são mais resilientes, sequestram mais carbono, precisam de menos energia, proporcionam melhor bem-estar aos animais e produzem alimentos de elevado teor nutricional e com menos possibilidades de terem resíduos tóxicos, (Rodale 2018).

A pecuária orgânica é um sistema de produção estabelecido por normas que regulamentam o mercado internacional e no Brasil, com legislação em vigor desde 2007. A legislação estabelece o que obrigatório, o que é proibido e o que é recomendado.

O que é pecuária orgânica ?

É um sistema preventivo de criação de animais regulamentado por lei, que inclui aspectos técnicos, ambientais e sociais, considerando não apenas a ausência de doenças, mas a saúde animal integral, como o bem- estar físico e mental. Busca amenizar os efeitos das intervenções agrícolas, preservando a biodiversidade, a saúde do solo e a qualidade das águas.

Prioriza o bem-estar animal e o manejo ético, com o fornecimento de alimentação orgânica aos animais e o uso de terapêuticas brandas e naturais, tais como a homeopatia e a fitoterapia. Exclui os insumos sintetizados artificialmente como fertilizantes, agrotóxicos, drogas veterinárias, irradiações, sementes e animais transgênicos. A proposta é melhorar as condições de vida não só dos animais, mas também dos produtores rurais e dos consumidores, ofertando alimentos de elevada qualidade nutricional.

O sistema orgânico busca o equilíbrio com a adoção de um conjunto de técnicas sanitárias e práticas de manejo preventivo. Faz acompanhamento regular do rebanho e dos cuidados ambientais com os resíduos da produção. Os programas sanitários formam a base da prevenção associados à seleção de raças resistentes e à otimização do ambiente da criação

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *