As notícias mais recentes sobre agronegócio, agrofloresta, Amazônia, safras, forças armadas e produção agrícola
03 FEV
O Tuiuiú é a ave símbolo do nosso pantanal
Precisamos a cada dia preservar mais o nosso meio ambiente
Tuiuiú é a ave símbolo do Pantanal, considerada a maior ave voadora.
Tuiuiú também conhecido por Jaburu, Tuiú-quarteleiro, Tuim-de-papo-vermelho, Cauauá, Jabiru e outros nomes, é uma ave ciconiforme da família Ciconiidae. É considerada a ave símbolo do nosso pantanal e pode ser encontrada desde o México até o Uruguai, sendo que as maiores populações estão no pantanal e no Chaco Oriental, no Paraguai.
É uma ave peralta, tem pescoço nu e preto, na parte inferior o papo também nu mas vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta, chega a ter 1,4 metros de comprimento, sua envergadura pode chegar a quase 3 metros de comprimento, encontramos principalmente na planície pantaneira.
Se alimenta de peixes, moluscos, répteis, anfíbios, insetos e até pequenas aves e mamíferos.
Quando chega a temporada de reprodução, os tuiuiús dançam em dueto, batendo seus longos bicos até formarem um casal que ficaram unidos até o resto da vida deles. Machos e fêmeas levam gravetos para uma árvore alta, até que a estrutura seja grande o suficiente para suportar toda a família.
Os ninhos dos tuiuiús são as maiores estruturas construídas por aves no pantanal. A chegada dos filhotes coincide com a baixa das águas, momento em que muitos peixes ficam presos nas baías e corixos, havendo abundância de comida. Mãe e pai se revezam para cuidar dos filhotes, eles trazem alimento, água e quando o sol está muito forte, abrem as asas para fazer sombra nos pequenos. A natureza é linda, até os animais sabem que precisam cuidar de seus filhos.