O estado de Goiás é o maior produtor de tomates do Brasil no município de Goianápolis, com o predomínio do cultivo de tomate rasteiro para a indústria produzido sobre a palha de milho ou soja. São Paulo ocupa a segunda posição e Minas Gerais a terceira, ambos com produção basicamente de tomate de mesa.
O tomate é o fruto do tomateiro, da sua família fazem parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões. A palavra tomate vem do castelhano derivado do náualte (língua asteca) tomatl. Apareceu pela primeira vez na imprensa em 1595.
As espécies são originárias das Américas central e do sul, sua utilização como alimentos teve origem no México, espalhando-se por todo o mundo depois da colonização das Américas pelos europeus.
Acredita-se que em 500 a.C já era cultivado no sul do México. Tem uma crença popular que aqueles que experimentaram a ingestão de sementes de tomate, são abençoados com poderes de adivinhação.
O tomate possui muitas variedades, são cultivados, às vezes em estufas em climas mais frios. As plantas crescem tipicamente entre 1 a 3 metros de altura e desenvolvendo hastes fracas que se estendem sobre o chão ou subindo pelas outras plantas.
O tomate é um fruto, uma vez que é o produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, formando o pericarpo e as sementes, respectativamente, após a fecundação. O tomate é rico em licopeno e contém vitamina C.
Existem tomates de várias formas e tamanhos. As cores estão variadas entre amarelo e vermelho, devido aos pigmentos caroteno e licopeno encontrado nos frutos.
O vermelho (rico em licopeno) é o mais comum. Os pigmentos são anticancerígenos, encontramos sais minerais (cálcio, fósforo, potássio, magnésio e ácido fólico) e vitaminas A, C e complexo B.
O tomate pode ser consumido in natura, em saladas, molhos, sucos e outras maneiras. A indústria processa o fruto de diferentes maneiras, como massa, purê e molho de tomate e enlatados.
TIPOS DE TOMATES
TOMATE CARMEM – Também conhecido como tomate “longa vida”, porque dura bastante tempo, o mais comercializado no Brasil, muito bom nas saladas.
TOMATE CAQUI OU TOMATE GAÚCHO – Não é um tomate muito adocicado, mas tem boa acidez, é muito para vinagretes.
TOMATE HOLANDÊS – Não é um tomate muito ácido e é bem adocicado, bom para saladas.
TOMATE DÉBORA – Um tomate para o dia a dia, serve para saladas e molhos. Menos ácido que o tomate Carmem, possui mais sementes que o italiano, bom em molhos e saladas.
TOMATE ITALIANO – De formato alongado é o melhor tomate para molhos, porque tem menos sementes. É o mais sensível de todos.
TOMATE CEREJA – Um mini tomate bem adocicado, bem aguado, refrescante. Bom para saladas.
TOMATE SWEET GRAPES – O formato dele parece o de uma uva, é bem mais doce do que o tomate cereja e mais carnudinho.