O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de soja em grão do Brasil
Márcia Ximenes Nunes
Em 2020, o continente americano foi responsável por 86,5% de toda soja produzida no mundo, sendo uma das principais commodities negociada nos mercados internacionais. O Brasil é o maior produtor do mundo seguido pelos Estados Unidos da América. Os estados que se destacam na produção são Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.
No RS as áreas mais produtivas encontram-se principalmente nas regiões norte, noroeste e centro do estado, onde ganham destaque os municípios de Tupaciretã, Palmeira das Missões e Cruz Alta.
Entre os produtos da agricultura no nosso país a soja é considerada um dos mais importantes, isso também devido a seus subprodutos que derivam dos grãos.
O grão serve tanto para a alimentação humana como a animal, tem muitos fins industriais como matéria-prima na produção de tintas, biocombustíveis (biodiesel), cosméticos, plásticos, adesivos, fibras entre outros, onde 44% da produção de grãos são exportados in natura para a China.
A soja tem sua origem na China e no Japão, um grão rico em proteínas, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, zinco, ferro, vitaminas do complexo B (B6 e B9) e C, ômega 3 ALA, e outras.
Com o aumento de número de veganos no mundo a procura pela soja aumentou muito, uma opção saudável, pois possui uma poderosa combinação de proteínas, vitaminas e minerais (rica em cálcio).
Podemos consumir de diversas maneiras: grão cozido, farinha, ou através da proteína texturizada (carne de soja), leite de soja, óleo de soja, tofu, iogurtes, queijos, molhos, etc…