O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uvas finas do Brasil

 

Aqui no sul o cultivo da uva segue o método tradicional, a videira é podada em agosto, brota em setembro, floresce em outubro, forma o cacho em novembro e inicia a maturação em dezembro. A colheita fica para os meses de janeiro e fevereiro, mas no nosso país tem muitas vinícolas que fazem o processo inverso.

O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de uvas finas do país, superando 870 mil toneladas esse ano que passou.

Nos meses de janeiro e fevereiro ocorre a Vindima em muitas cidades da Serra Gaúcha. Um período de celebração e de muito trabalho para todos aqueles envolvidos na vitivinicultura, e também época boa para os turistas visitarem a região do Vale dos Vinhedos e aproveitarem para participar das diversas atividades voltadas para o enoturismo que acontecem nesta época. É um período de comemoração para aqueles que vivem da produção das uvas e do vinho. Geralmente acontece na segunda semana de janeiro e segue até meados de março.

 

Na Vindima tem diversas atrações como a colheita e pisa das uvas, piqueniques, passeios de tuc tuc, cursos e oficinas, além das tradicionais degustações e visitações em lugares lindos.

O Vale dos Vinhedos é uma região que ocupa uma área de 82 quilômetros quadrados na Serra Gaúcha. Os vinhos elaborados no Vale apresentam o selo  de Indicação e Procedência e o de Denominação de Origem

O Rio Grande do Sul tem 497 municípios, destes, 122 vivem do cultivo da uva.

                                                                                                                                                              

Algumas cidades que cultivam uvas no Rio Grande do Sul:

– Caxias do Sul

– Bento Gonçalves

-Garibaldi

– Monte Belo do Sul

– Flores da Cunha

– Farroupilha

– Bagé

– Dom Pedrito

-Canela

– Santana do Livramento

 

Cultivares autorizadas

TINTOS – Merlot, como cultivar emblemática e Carbenet Sauvignon, Carbenet Franc e Tannat como variedades auxiliares para cortes de vinhos.

BRANCOS – Chardonnay como cultivar principal e Riesling Itálico como variedade auxiliar para corte

ESPUMANTES – (brancos e rosados) Chardonnay e  Pinot Noir como variedades principais e Riesling Itálico como variedade auxiliar para corte.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *