O Projeto Pitaya de Rio Preto da Eva no Amazonas cresce mais a cada mês que passa, sendo que a agricultura familiar é que leva os alimentos até a nossa casa diariamente

 

O projeto de fortalecimento da agricultura familiar da prefeitura de Rio Preto da Eva, através do plantio de pitayas, teve início no final do ano de 2022.

Com foco na agricultura sustentável e na melhora da qualidade de vida, essa iniciativa, visa diversificar a produção agrícola e fomentar a segurança alimentar nas comunidades rurais.

 

O projeto envolve e beneficia centenas de famílias, proporcionando acesso a uma alimentação mais nutritiva e saudável, pois a fruta é rica em vitaminas e minerais, e seu cultivo tem se mostrado promissor devido ao solo e ao clima da região Amazônica.

O processo de plantio foi cuidadosamente planejado, levando em consideração as condições de mão de obra familiar e com apoio da prefeitura, do governo no Estado, dos técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentado do Amazonas (IDAM), EMBRAPA e da coordenação d Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento, somando com os conhecimentos do produtor e empresário Cleber Medeiros da “Toca da pitaya”, a comunidade tem recebido capacitação sobre técnicas de cultivo e manejo da fruta assegurando que todos os envolvidos estejam aptos a maximizar a produção.

Com o sucesso inicial, o projeto está em fase de expansão promovendo a conscientização sobre a importância da agricultura sustentável.

Em 2024, o projeto de cultivo da pitaya, ganhou o importante apoio e parceria da APIBRAS, através de seu Diretor Técnico o Engenheiro Agrônomo o Dr. Dejalmo Nolasco Preste, mais conhecido como “Professor Pitaya”, que visitou propriedades e palestrou a produtores locais.

Mostrou seu conhecimento no assunto, para diversificar os pomares de Rio Preto da Eva, novas variedades estão sendo introduzidas dentro das propriedades e com apoio do professor.

Trinta famílias de produtores rurais da agricultura familiar de 10 comunidades do município estão recebendo mudas da variedade Teruya, que tem sabor suave e levemente adocicado, rica em vitamina C, fibras, antioxidantes, com muito benefícios para a nossa saúde e de fácil plantio.

A tendência é de muito crescimento no cultivo de pitayas, afinal a agricultura familiar é muito importante para a alimentação chegar até as nossas casas diariamente.

@uedioleite                                                                                                                 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *