O nosso churrasco o principal prato da culinária gaúcha

O churrasco surgiu com os indígenas catequizados pelos jesuítas. Mais tarde os tropeiros passaram a prepará-lo, a carne era assada em estacas de madeiras fincadas no chão, temperadas com sal grosso. Agora é conhecido em todo o Brasil e no exterior também

O principal prato da culinária gaúcha é o nosso churrasco. O jornalista Roque Callage, em 1926, definiu o churrasco como “a carne sangrenta assada no espeto”, o churrasco é conhecido em todo o Brasil e no exterior também. Ele está sempre presente nos finais de semana e festas dos gaúchos.

Um bom churrasco gaúcho começa com a escolha da carne, ela não pode ser muito magra, dando preferência a carne de novilho jovem e se possível verificar a maciez da carne com o dedo.

Também a faca é uma escolha importante, deve sempre estar bem afiada e ter boa empunhadura para manusear, todo bom assador carrega sua faca. Precisa um fogo bem brando, para não estragar o churrasco.

No tradicional churrasco gaúcho, temperamos a carne apenas com sal grosso e o espeto tem que estar sempre preparado para ser usado.

O churrasco surgiu com os indígenas catequizados pelos jesuítas. Mais tarde os tropeiros passaram a preparar o churrasco nas suas tropeadas. A carne era assada em estacas de madeiras fincadas no chão, temperadas com sal grosso e no chão eram colocadas as lenhas para queimar.

Os índios Guaranis abriam buracos no chão, forravam com folhas verdes de árvores, em cima e cobriam com mais ramos, outra camada de terra, um fogo em cima e colocavam a carne envolvidas em folhas de vegetais. Não tinham sal e o tempero vinha das folhas.

O churrasco era a refeição mais prática de preparar, quando os peões e tropeiros, nas extensas tropeadas passavam dias fora de suas casas. O costume se expandiu sul a fora, onde hoje todos conhecem o churrasco do gaúcho.

 

Casa de carnes Santo Antônio

A casa de carnes Santo Antônio vende todos os tipos de carnes como: picanha, maminha, vazio e o carro chefe das carnes, que é a costela de gado bovino. Compram carcaças inteiras de gado, principalmente do frigorífico Campeiro e Marfrig.

No estabelecimento frequentam todos os públicos, de todas as classes sociais, sempre em busca de carne de boa qualidade. A carne mais vendida são costelas cortes de dianteiro e a linguiça é a campeã de vendas em volume

Vendem vários tipos de linguiça:

– Tradicional

– Cortada a faca

– Picante

– Com queijo

– Com tomate seco

– Com queijo e rúcula

– Só suína

– Só bovina

– De pimentão

– De azeitona

– Prime

linguiça

Além de três tipos de linguiça parrilleira.

Todas as linguiças são produzidas na agro indústria do estabelecimento, onde receberam indicação de SISBI. Comprando carnes da planta de Alegrete do Marfrig e frigoríficos da região. SISBI é um certificado de qualidade que pode ser vendido em todo o território, equivalente ao SIF.

 No período de pandemia que estamos passando no país, a venda de alimentos teve crescimento de 20% a mais que o ano passado, na mesma época. O proprietário da casa de carnes Santo Antônio é Silvio Gedel Trindade, localiza-se na av. Assis Brasil, Alegrete.

Texto Márcia Ximenes Nunez

Edição: Dulce Maria Rodriguez

Fotos: Reprodução

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *